conteúdo

Colegiado

por Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana publicado 31/07/2019 08h48, última modificação 01/03/2023 14h43

Atas de Reuniões até 31/10/2018

Ata de Reunião de 05/12/2018

Reunião para deliberação acerca da solicitação feita a este colegiado por aluno, que requer autorização para alteração do regime de estágio não obrigatório.

 

Ata de Reunião de 17/12/2018

I- Deliberação sobre o calendário acadêmico da Engenharia Mecãnica sugerido pelo NDE em reunião realizada no dia dez de dezembro de dois mil e dezoito, com ata registrada no SEI através do processo 23808.000755/2018-51;      

II- Avaliação do plano de estudos sugerido por aluno, a ser cumprido ao ingressar no Programa mobilidade acadêmica, realizando intercâmbio em Portugal.

 

Ata de Reunião de 12/03/2019

I- Apreciação de pedidos de ajustes de matrículas fora dos prazos definidos no calendário acadêmico; 

II- Sugestão do NDE para o destacamento de um professor do departamento de Engenharia Mecânica para se dedicar ao estudo do instrumento de avaliação do curso desenvolvido pelo INEP e indicação de ações que objetivem a nota máxima na avaliação; 

III- Nova composição do colegiado.

 

Ata de Reunião de 22/05/2019

I- Oferta de disciplinas que não seriam ofertadas regularmente no semestre de 2019/2;

II- Extinção da comissão do TAI;

III- Exposição da necessidade de definição de corpo docente e tutorial para disciplinas ofertadas na modalidade de ensino a distância.

 

Ata de Reunião de 04/07/2019

I- Avaliação de alteração de ementas de disciplinas;

II-Proposta de aumento de carga horária para a disciplina Transferência de Calor;

III- Proposta de troca de períodos entre as disciplinas Computação Aplicada e Química Geral;

IV- Apreciação de solicitação de renovação de matrícula fora do prazo estabelecido, requerida por aluno;

V- Definição de calendário de reuniões ordinárias do Colegiado;

VI- Proposta de abertura de empresa júnior no campus;

VII- Ações em casos de renovações de matrícula no curso sem sugestão de matrícula em qualquer disciplina.

 

Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 09 e 23/08/2019

I - Discussão, via e-mail, sobre alterações nas disciplinas Máquina de Fluxo do sétimo período e Projetos Mecânicos do décimo período.

 

Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 23 e 27/08/2019

I - Discussão, em ambiente virtual a necessidade de atualização semanal do registro de frequência dos alunos e o prazo máximo de quinze dias para lançamento de notas de atividades avaliativas realizadas em todas as disciplinas do curso.

 

Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 02 e 03/09/2019

I - Análise de documentação e deliberação sobre aprovação de Plano Acadêmico da Empresa Júnior.

 

Ata de Reunião de 02/10/2019

I- Manutenção das ementas de Física I e Dinâmica como no PPC vigente, desconsiderando as alterações aprovadas pela ata do colegiado do dia 04/07/2019;

II- Deliberação sobre a necessidade de exigência de co-requisitos para matrículas de alunos atendidos pelo NAPNEE nas disciplinas TAI;

III- Definição da grade curricular em concordância com os pontos discutidos na reunião do dia 04/07/2019;

IV- Definição do meio de complementação das 3600 horas do curso para alunos que tiveram prejuízo na carga horária de disciplinas em função de alterações na grade curricular;

V- Nova composição do Colegiado do Curso, em concordância com a resolução N°7 de 12/09/2019 do Conselho Acadêmico do Campus;

VI- Nivelamento do entendimento da forma correta de preenchimento dos PIT/RIT na linha referente a "Orientação de trabalho de conclusão de curso ou projeto integrador (por orientação)".

 

Ata de Reunião de 14/11/2019

I- Disciplinas  a serem ofertadas em caráter especial no semestre 2020-1;

II- Análise da extinção dos co-requisitos para matrícula em TAI para aluno atendido regularmente pelo NAPNEE;

III- Deliberação sobre a oferta das disciplinas optativas em 2020-1 para a turma ingressante em 2016-2.

 

Ata de Reunião de 05/12/2019

I- Deliberação sobre o elenco de disciplinas optativas a serem acrescidas no PPC;

II- Discussões sobre a elaboração do relatório final a respeito do programa de monitoria ocorrido em 2019-1, solicitação encaminhada pela Diretoria de Ensino do campus pelo processo 23808.000625/2019-08.

 

Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 12 e 17/12/2019

I - Discussão por e-mail, acerca da apreciação da proposta de calendário acadêmico para o ano de 2020 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG.

 

Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 17 e 19/12/2019

I - Discussão no órgão sobre a necessidade de adequação das disciplinas co-requisitos para as matrículas nas disciplinas TAI. 

 

Ata de Reunião de 11/03/2020

I- Deliberação sobre a revisão do Projeto Pedagógico do Curso recomendada pelo Núcleo Docente Estruturante;

II- Deliberação sobre o Regulamento de Atividades Complementares, parte integrante do PPC, recomendado pelo Núcleo Docente Estruturante;

III- Deliberação sobre a revisão do Regulamento do TAI, recomendada pelo Núcleo Docente Estruturante;

IV-Deliberação sobre qual a tratativa dar a situação de aluno que foi anteriormente reprovado na disciplina TAI V e solicita a este órgão a matrícula novamente nesta disciplina sem necessidade de novo desenvolvimento do projeto TAI V.

 

Ata de Reunião de 27/03/2020

I- Deliberação sobre oferta de conteúdo relacionado às disciplinas do curso a distância aos alunos;

II- Possibilidades de capacitação durante o período de paralisação;

III- Preparação do material das disciplinas regularmente ofertadas na modalidade EaD;

IV- Continuidade de tarefas administrativas possíveis de serem realizadas em casa;

V- Registro das demandas recebidas e respondidas relacionadas ao trabalho.

 

Ata de Reunião de 15/05/2020

I - Condução dos projetos TAI após a pandemia de COVID-19

 

Ata de Reunião de 23/06/2020

I - Deliberação sobre oferta de Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID19.

 

Ata de Reunião de 25/06/2020 (Conjunta Colegiado e NDE) e seu anexo.

I - Questionário aos docentes solicitando informação sobre quais as disciplinas seriam inviáveis de oferta via ERE em função de suas particularidades;
II - Avaliação sobre a permissão de prorrogação do prazo de trancamento de matrículas por alunos da graduação em função da pandemia e impossibilidade de acesso ao ERE;
III - Permissão de novas matrículas por parte dos alunos em disciplinas que serão ofertadas via ERE;
IV - Apresentação de uma proposta de organização de disciplinas para o Ensino Remoto Emergencial.

 

Ata de Reunião de 02/07/2020 (Conjunta Colegiado e NDE) ,  anexo 1, anexo 2 e calendário proposto pelo Colegiado para retomada da graduação.

I) Informe geral da coordenação sobre videoconferência realizada com alunos;
II) Debate sobre calendário do campus proposto pela comissão nomeada para implementação do E.R.E.;
III) Debate sobre estratégias para oferta das disciplinas em Ensino Remoto Emergencial;
IV) Definição de disciplinas não oferecidas no sistema de E.R.E..

 

Ata de Reunião de 06/07/2020 (Conjunta Colegiado e NDE) e seu anexo.

I) Aperfeiçoamento da estratégia de oferta modular para as disciplinas da engenharia para a retomada do calendário acadêmico através do Ensino Remoto Emergencial.

II) Discussão sobre o período de oferta das disciplinas Computação Aplicada, Desenho Técnico Computacional, Física I e Física II interrompidas por inviabilidade de oferta no modelo de E.R.E

 

Ata de Reunião de 20/08/2020 e seu anexo.

I - Análise do ofício elaborado pelo professor Ricardo Carrasco Carpio sobre necessidade de aumento de tamanho de arquivos para upload no Moodle e situação específica ocorrida na disciplina TAI VIII.

 

Ata de Reunião de 28/08/2020 e seu anexo.

I - Oraganização das disciplinas a serem oferecidas em módulos no Ensino Remoto Emergencial do segundo semestre de 2020;
II - Definição da estratégia de oferta das disciplinas optativas do segundo semestre de 2020.

 

Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 29 e 30/09/2020

I - Análise da solicitação de aluno para caracterização de seu estágio com sendo na modalidade Estágio Obrigatório.

 

Ata de Reunião de 04/02/2021 e proposta de calendário apresentada

I - Discussão de uma primeira proposta de calendário acadêmico para o ano de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica;

II - Início da discussão da estratégia de oferta das disciplinas para o primeiro semestre de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, considerando o Ensino Remoto Emergencial.

 

Ata de Reunião de 12/02/2021, anexo apresentado na reunião e calendário acadêmico aprovado para alunos veteranos

I - Aprovação do Calendário Acadêmico para o ano de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica;

II - Aprovação da estratégia de oferta das disciplinas para o primeiro semestre de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, considerando o Ensino Remoto Emergencial.

 

Ata de Reunião de 29/03/2021

I - Análise de situação de aluna reprovada por frequência em Cálculo IV no semestre letivo 2020/2;

II - Indicação de professor para ocupar vaga no Núcleo Docente Estruturante do curso;

III - Apreciação de nova matriz curricular do curso para o semestre 2021/1;

IV - Deliberação do Colegiado sobre sugestão feita pelo NDE para criação de comissão para desenvolvimento do Regulamento do TCC do curso;

V - Solicitação de contratação de professor de Libras.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 19/04/2021 e 23/04/2021, ementa da disciplina Educação Inclusiva, Libras e Cultura Surda e Calendário Acadêmico para alunos ingressantes em 2021/1.

I - Deliberação sobre alteração de nome e ementa da disciplina Libras;

II - Avaliação do Calendário Acadêmico  proposto aos alunos ingressantes no curso em 2021 e deliberação; 

III - Definição sobre os tipos de artigos científicos aceitos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 06/05/2021 e 07/05/2021.

I - Deliberação sobre solicitação de aluno para realização de estágio obrigatório com limites de 8 horas diárias e 40 horas semanais.

 

Ata de Reunião de 12/05/2021.

I - Deliberação sobre o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelo NDE;

II - Formação do corpo tutorial para atuação nas disciplinas na modalidade EaD do curso.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 28/06/2021 e 02/07/2021.

I - Deliberação sobre inclusão de nova disciplina proposta na lista de disciplinas optativas do curso.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 08/09/2021 e 10/09/2021.

I - Solicitação de aluno para matrícula extemporânea em disciplinas do curso.

 

Ata de Reunião de 22/09/2021

I - Apreciação do Plano de Ação do Coordenador do Curso;

II - Solicitação de aluno para consideração de exame final de disciplina entregue fora do prazo definido pelo professor;

III - Deliberação sobre a possibilidade de oferta de disciplinas dos nono e décimo períodos do curso de forma modular no EaD;

IV - Deliberação sobre a possibilidade de oferta de disciplinas em caráter de dependência na modalidade EaD, respeitando o limite de 20% da carga horária do curso nesta modalidade.

 

Ata de Reunião de 30/11/2021

I - Deliberação sobre proposta de calendário acadêmico do curso para o ano de 2022;

II - Deliberação sobre oferta em caráter especial da disciplina TAI X no primeiro semestre de 2022.

 

Ata de Reunião de 15/12/2021 e seu anexo.

I - Deliberação sobre calendário acadêmico do curso do ano de 2022 para alunos veteranos.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 07/02/2022 e 11/02/2022 e seu anexo.

I - Deliberação sobre calendário acadêmico do curso do ano de 2022 para alunos ingressantes.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 03/03/2022 e 10/03/2022.

I - Processo de afastamento para capacitação (doutorado) de servidor docente efetivo ligado ao curso.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 28/03/2022 e 29/03/2022.

I - Reavaliação do Colegiado do Curso sobre solicitação de afastamento para capacitação (doutorado) de servidor docente efetivo ligado ao curso.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 11/05/2022 e 13/05/2022.

I - Solicitação de trancamento de matrícula de aluna em Regime Excepcional de Estudos fora do período definido no Calendário Acadêmico

II -  Solicitação de aluno para aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 25/05/2022 e 26/05/2022.

I - Solicitação de trancamento de matrícula fora do período definido no Calendário Acadêmico.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 19/09/2022 e 22/09/2022

I - Solicitação de trancamento de curso fora do período definido no Calendário Acadêmico.

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 26/09/2022 e 05/10/2022

I - Solicitação de aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório. 

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 27/10/2022 e 01/11/2022

I - Solicitação de aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório. 

 

Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 02/02/2023 e 07/02/2023

I - Avaliação de solicitação de aluno para conversão de estágio não obrigatório para estágio obrigatório.