Você está aqui: Página Inicial > Aluno do curso técnico conquista bronze em olimpíada de Física
conteúdo

Notícias

Aluno do curso técnico conquista bronze em olimpíada de Física

publicado: 11/06/2018 12h50, última modificação: 11/06/2018 13h01

O estudante Higor Gabriel Barbosa, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, fez bonito ao representar o IFMG - Campus Governador Valadares na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017 e conquistar a medalha de bronze. 

“Sinceramente, não esperava por isso. Participar da 2ª fase em Juiz de Fora foi complicado. Nós saímos de Valadares no mesmo dia em que seria realizado a prova e chegamos pouco antes do horário previsto para o início da avaliação. O fato de estarmos extremamente exaustos da viagem era um fator que nos impedia de criar qualquer tipo de esperança em nos sairmos. De certo modo, apesar de todo o trabalho, já havia sido recompensador”, opina Higor. O estudante conta que sempre se envolveu em atividades extraclasses por proporcionarem “enriquecimento na formação socioeducativa”. “Quando o resultado final saiu, fiquei incrivelmente surpreso e, agora, me sinto realizado e grato a todos que se esforçaram para que isso fosse possível”. 

Professor Valcimar Andrade, da área de Física, alegra-se por garantir a participação dos estudantes na competição. Para ele, esse estímulo dado aos discentes contribui para o futuro da ciência brasileira. 

"Em mais uma participação na OBFEP  foi possível dar apoio aos nossos estudantes, mesmo diante dos cortes severos que atingiram os IF’s e a própria organização da Olimpíada, o que quase inviabilizou a realização da competição. Higor e os demais estudantes que participaram nas fases anteriores são vitoriosos pela dedicação aos estudos e pelo interesse em ciências, em especial a Física. É nosso papel, enquanto professores e instituição, zelar para que os estudantes desenvolvam suas potencialidades e se preparem para continuar seus estudos. O país precisa de bons cientistas, tecnólogos, engenheiros ... e a formação desses profissionais começa por uma formação sólida na educação básica. Felizmente, com essa olimpíada, as feiras de ciências e vários outros projetos podemos perceber uma evolução no ensino de ciências no Brasil, evolução esta que ainda não se encontra disseminada por toda a educação pública. Continuar apoiando nossos estudantes em competições como a OBFEP é essencial para cumprirmos nossa missão e dar nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento do país. Parabéns ao Higor pelo resultado, é um estímulo para ele,  para os demais estudantes e uma alegria para nossa instituição", conclui.