Pesquisa Aplicada
O Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa aplicada.
A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento e inovação para aplicação prática em curto e médio prazo, com vistas à solução de problemas ou necessidades específicos envolvendo os interesses locais e/ou regionais.
O fomento ocorre por meio da concessão de bolsas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico (PIBIC, PIBIC Jr., PIBITEC e PIBITI) e/ou aquisição de equipamento (capital) e material de consumo (custeio).
Compete ao Comitê Institucional de Avaliação de Projetos a execução do processo seletivo e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG) a divulgação e fiscalização do referido processo
Os servidores pesquisadores interessados em participar do Programa devem, após divulgação de edital específico, apresentar projeto de pesquisa e plano de trabalho a ser desenvolvido por aluno, regularmente matriculado no IFMG, que receberá a bolsa correspondente a sua linha e projeto de pesquisa.
São objetivos do Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada:
- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de pesquisa e de inovação, por meio da iniciação tecnológica e de pesquisa.
- Contribuir para a formação de recursos humanos com o intuito de fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação nas empresas do País.
- Qualificar alunos de graduação para sua inserção em programas de pós-graduação, bem como aprimorar o processo de formação de profissionais para o mercado de trabalho.
- Envolver os pesquisadores nas atividades de formação, desenvolvimento tecnológico e inovação.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos nas atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.