Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa, Inovação e Pós-graduação > Estação Meteorológica INMET/IFMG-GV
conteúdo

Estação Meteorológica INMET/IFMG-GV

por Setor de Comunicação publicado 21/09/2022 12h18, última modificação 01/06/2023 10h48

 

 


 

APRESENTAÇÃO

A previsão do tempo no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

No Brasil, o INMET administra mais de 750 estações meteorológicas distribuídas entre seus 10 Distritos de Meteorologia, cobrindo todo o território nacional. Em Minas Gerais, o 5º Distrito de Meteorologia, é responsável por gerenciar 19 estações meteorológicas convencionais e 68 automáticas. A estação meteorológica automática em Governador Valadares, localiza-se no Campus do IFMG (Figura 1), acordado em documento firmado por ambas as partes (IFMG/INMET), registrado como: Acordo de Cooperação nº 05/2020. Processo nº 23212.000490/2020-14.

Estação Meteorológica INMET IFMG-GV 

As estações automáticas captam dados a cada hora. As estações convencionais, três vezes ao dia. Esses dados são recebidos nos distritos, que os processa e os envia para a Sede em Brasília-DF, que, por sua vez, armazena os dados em um banco de dados oficial, os processa, os integra e os envia por satélite para todo o mundo.

A partir desses dados, são feitas simulações em supercomputadores, que os processam em modelos numéricos desenvolvidos para avaliar como se comportará o tempo num intervalo de até 174 horas à frente.

Contudo, essas informações não são suficientes para a realização da previsão do tempo. Imagens de satélite também são utilizadas para elaborar a previsão de curto prazo. Essas imagens podem ser geradas a cada 10 minutos, de hora em hora ou a cada 3 horas. Elas estão disponíveis em três canais:

1) infravermelho;

2) visível; e

3) vapor d’água.

Além disso, também são utilizados radares meteorológicos, que fornecem as condições meteorológicas reinantes num espaço de tempo e numa área menor que a dos modelos numéricos.

Os meteorologistas do INMET que trabalham em centros de previsão do tempo realizam a análise desses dados e das informações por eles geradas por meio das cartas de superfície, dos modelos numéricos, das imagens de satélites, dos radares, entre outros, na elaboração e comunicação da previsão do tempo e de avisos meteorológicos para todo o Brasil.

Se você é professor e deseja trazer as suas turmas para visitar a estação meteorológica no campus, preencha o formulário de agendamento por esse link ou pelo QRCode ao lado.

Quem utiliza essas informações sobre o tempo?

As informações sobre o tempo são utilizadas por diversos setores, com diversas finalidades, por exemplo:

a) Agricultura: garantia de uma boa colheita;

b) Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;

c) Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;

d) Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e

e) Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.

f) Defesa Civil: Nacional, Estadual e Municipal

 

Responsável pelas informações: Professor Dr. Fulvio Cupolillo