Autoavaliação de Graduação
A autoavaliação é um processo interno do Campus cujo objetivo é verificar três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura constantes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Os principais objetivos são:
- Descrever e caracterizar a gestão, a didática e a pedagogia aplicada.
- Estabelecer estratégias de melhoria curricular.
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo.
- Refletir sobre o sentido das atividades e finalidades cumpridas pela instituição.
- Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais.
- Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade acadêmica.
- Avaliar a relevância científica, tecnológica, social e cultural de suas atividades, produtos e serviços.
- Prestar contas à sociedade.
Em consonância com tais objetivos, a CPA Local busca organizar o seu processo avaliativo, no intuito de conhecer melhor as fragilidades e as potencialidades do curso, refletindo sobre suas ações, reavaliando seus conceitos e propondo ações que favoreçam o Instituto na tomada de decisões que o impulsionem a cumprir sua missão e a consolidar-se como instituição de excelência.
O processo deverá ser consolidado no relatório de autoavaliação dos cursos de graduação que irá subsidiar os processos de avaliação externa. Nesse documento, sugere-se conter introdução, metodologia, desenvolvimento, análise dos dados e das informações e ações previstas com base nessa análise.
A estruturação do processo está disposta em três etapas:
1ª) Planejamento das ações e sensibilização da comunidade acadêmica em parceria com o setor de comunicação do Campus.
2ª) Elaboração do questionário, aplicação do questionário, coleta de dados, análise e interpretação dos dados coletados e a elaboração do relatório.
3ª) Divulgação do documento e dos resultados, além da realização de um balanço crítico do processo de autoavaliação.