Você está aqui: Página Inicial > Aula inaugural do ProfEPT acontece no dia 5 de abril

Aula inaugural do ProfEPT acontece no dia 5 de abril

Evento nacional será transmitido pelo canal do IFSC no YouTube e é aberto a toda a comunidade. No IFMG, aula inaugural local será em 08/04, com presença do pesquisador Luciano Mendes, da UFMG.
publicado: 01/04/2022 11h57, última modificação: 12/03/2024 08h55

Está marcada para o dia 5 de abril a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A aula magna terá o tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e será proferida pela Profa. Lucília Machado. O evento será transmitido a partir das 17h30 pelo canal do Instituto Federal de Santa Catarina no YouTube e é aberto a toda a comunidade.

Este ano o ProfEPT ofertou 942 vagas nas 40 instituições associadas ao programa em todo o Brasil. O curso, ofertado pela Rede Federal de forma semipresencial, tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento, como o desenvolvimento de produtos educacionais.

No IFMG

“Também teremos a nossa aula inaugural local, no dia 8 de abril, que contará com a presença do professor Luciano Mendes Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG. Além de um docente de grande destaque no campo de pesquisa da educação, ele foi considerado um dos pesquisadores mais influentes da América do Sul”, informa o diretor de Pós-Graduação do IFMG, Tiago Simão.

No Instituto, o mestrado profissional é ofertado no Campus Ouro Branco, com 24 vagas. Metade dessas vagas são destinadas a servidores da Rede Federal e as outras destinam-se ampla concorrência, inclusive com cotas destinadas aos PPI's e PCD's. A primeira turma ingressou no ano de 2018, e, neste ano, o quarto grupo de alunos iniciará as aulas.

Suspensas devido à pandemia de Covid-19, as aulas presenciais do curso devem ser retomadas já em abril, considerando os protocolos estabelecidos no IFMG, mas o formato híbrido continua. “As disciplinas componentes do itinerário formativo serão ofertadas tanto em formato presencial quanto em ambiente virtual, e, neste último caso, os alunos têm a oportunidade de realizar disciplinas eletivas ofertadas em qualquer das instituições participantes do programa”, explica Tiago.

Saiba mais sobre o ProfEPT