Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Licenciatura em Ciências Biológicas
conteúdo

Licenciatura em Ciências Biológicas

publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 24/01/2019 06h49
Ciências Biológicas

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas visa à formação de professores aptos para atuarem no campo da docência na Educação Básica e em outros espaços educativos, na área das Ciências Biológicas. Preocupados com a evolução, organização, manutenção, reprodução e desenvolvimento da vida, considerada dentro de um esquema integrado com outras várias vidas, sendo capaz de refletir sobre esse processo para mudá-lo, melhorá-lo e transformá-lo, tornando o ensino local um fator de integração, de desenvolvimento regional e de melhoria de qualidade de vida.

 

Perfil Profissional

Este profissional deverá:

- Ser detentor de adequada fundamentação teórica, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem

- Atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. Ter consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional; apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.

- Estar preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. 

 

 Mercado de Trabalho

O licenciado em Ciências Biológicas possui um campo de atuação profissional amplo, emergente, crescente, em transformação contínua, exigindo um profissional cuja formação o capacite a atuar na área da Educação em seus diversos níveis com capacidade plena de continuar os estudos e lecionar no Ensino Superior. Poderá organizar, coordenar cursos e participar de equipes de capacitação e atualização de profissionais; realizar pesquisas científicas em todas as áreas das disciplinas cursadas; promover estudos e levantamentos ambientais que proponham soluções que auxiliem na tomada de decisões do Poder Público. Será capacitado para desenvolver projetos como consultores ambientais autônomos ou como profissionais concursados de diversos setores ambientais como IEF, IGAM, FEAM, IBAMA, entre outros, para a recuperação ambiental, preservação, estudos da biota, realizar perícias, dar pareceres e laudos técnicos.

 
 

Este curso é oferecido nas seguintes unidades: