Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Licenciatura em Pedagogia
conteúdo

Licenciatura em Pedagogia

publicado 07/08/2018 09h22, última modificação 24/01/2019 06h56

Apresentação

Imagem curso Pedagogia - coruja Curso de Licenciatura em Pedagogia visa à formação de professores aptos para atuarem no campo da docência na Educação Básica, na gestão educacional, na prestação de serviços e no apoio pedagógico, além de outros espaços educativos. Para isso, apresenta uma formação que está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996 (Lei nº 9.394/96); e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, estabelecidas a partir do Parecer CNE/CP nº 5/2005 e da Resolução CNE/CP nº 1 de 2006.


Perfil profissional

Este profissional deverá:

- Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação. 

- Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não-escolares.

- Produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

- Incorporar, ao longo de sua formação, habilidades, competências e saberes que promovam, no ambiente educacional, criatividade, cooperação, acessibilidade, inserção social, trabalho em equipe, expressão e comunicação, capacidade de gerir, tomar decisões, adquirir e produzir conhecimento.


Mercado de Trabalho

O licenciado em Pedagogia está qualificado para a atuação nas dimensões de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na docência das disciplinas pedagógicas de formação em nível médio e Educação Especial, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos. No tocante à gestão educacional, o curso irá proporcionar a construção de competências para o exercício com ênfase em supervisão e inspeção escolar. No entanto, em seu bojo, estão inseridas outras funções, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação. Qualifica também para o trabalho em instituições não-escolares e não formais.

 


Este curso é oferecido nas seguintes unidades: