Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Certificação via Enem
conteúdo

Certificação via Enem

publicado 20/04/2018 08h51, última modificação 04/05/2018 09h29

Sobre o Enem

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final do Ensino Médio e seu resultado pode ser utilizado, dentre outros fins, como mecanismo para acesso do à Educação Superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior e para permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da Educação Superior. Entre as edições de 2009 e 2016, os resultados do Enem também eram utilizados para obtenção de certificação do Ensino Médio ou da declaração de proficiência. A partir de 2017, o Encceja passou a substituir o Enem neste propósito.

O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) para os participantes das edições entre 2009 e 2016 é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O IFMG é uma Instituição certificadora do ensino médio via Enem para os participantes das edições anteriores a 2017. As pessoas que participaram das edições entre 2009 e 2016 e que tenham interesse em aproveitar as notas do Enem para obter a certificação de ensino médio ou a declaração de proficiência em uma das quatro áreas de conhecimento devem procurar um de nossos 6 campi certificadores do Enem.

Ao solicitar a certificação ou a emissão de declaração de proficiência por meio do Enem, os participantes devem observar os requisitos mínimos de pontuação estabelecidos pelo edital publicado pelo Inep e a documentação exigida pelo campus certificador.

 

 

Campi certificadores Enem

CAMPUS

CONTATO

BAMBUÍ

(37) 3431-4915

(37) 3431-4949

CONGONHAS

(31) 3731-8135

(31) 3731-8137

(31) 3731-8138

FORMIGA

(31) 3322-8432

GOVERNADOR VALADARES

(33) 3372-5406

OURO PRETO

(31) 3559-2190

SÃO JOÃO EVANGELISTA

(31) 3412-2910

 

Perguntas frequentes

 

. Quais são as áreas do conhecimento do ensino médio avaliadas pelo Enem e quais são as disciplinas pertencentes a cada área?

- O Enem avalia quatro grandes áreas do ensino médio:

I) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);

II) Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

III) Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); e

IV) Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

 

. Os resultados do Enem 2017 podem ser utilizados para certificação do Ensino Médio ou para obtenção de declaração de proficiência em alguma área do conhecimento?

- Não. A partir de 2017, o Encceja é o exame nacional utilizado para estes fins.

 

. Qual a diferença entre o certificado de conclusão do ensino médio e a declaração de proficiência?

- O certificado de conclusão é o documento que comprova que o interessado já completou o ensino médio, ou seja, que já concluiu os estudos nas quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Já a declaração de proficiência é o documento que comprova a conclusão dos estudos em uma, duas ou três áreas do conhecimento.

 

. Quando posso solicitar meu certificado de conclusão ou minha declaração de proficiência em um dos campi certificadores do IFMG?

- Os documentos podem ser solicitados em qualquer época do ano, respeitando-se os horários e dias de atendimento de cada campus.

 

. Existe um prazo final para solicitar meu certificado de conclusão ou minha declaração de proficiência?

- Não. O participante do Enem que tenha obtido as pontuações mínimas exigidas no edital para a certificação de conclusão ou para a declaração de proficiência não perderá esse direito.

 

Mais informações sobre o Enem podem ser obtidas no site do Inep.

 


 

 

PORTARIAS COM RELAÇÃO DE CERTIFICADOS VIA ENEM