Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Verificação de Autenticação de Certificados de Conclusão e Declarações Parciais de Proficiência
conteúdo

Verificação de Autenticação de Certificados de Conclusão e Declarações Parciais de Proficiência

publicado 15/06/2022 08h56, última modificação 15/06/2022 08h56
Instruções para a verificação da autenticidade dos certificados de conclusão do ensino médio e das declarações parciais de proficiência expedidos eletronicamente pelo IFMG por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP)

A partir de abril de 2022, o IFMG passou a expedir os certificados de conclusão do ensino médio e as declarações parciais de proficiência com base nos resultados do Encceja de forma eletrônica. Por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), o participante que tenha indicado o IFMG no ato de inscrição pode fazer a solicitação do documento remotamente, por computador ou celular conectado à Internet.

Para garantir a validade dos certificados e declarações, o IFMG utiliza a ferramenta de autenticação de documentos disponível no SUAP. Além disso, são publicadas, periodicamente, Portarias institucionais assinadas eletronicamente pelo Reitor com a relação dos concluintes que obtiveram o certificado de conclusão do ensino médio expedido pela instituição, seguindo as orientações contidas no  Guia de Certificação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), elaborado pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep (DAEB):

Para garantir a validade do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio com base nos resultados de desempenho do Encceja em todo o território nacional, conforme disposto no § 3º do Art. 7º da Resolução CNE/CEB nº 3/2010, as instituições certificadoras deverão publicar os dados de identificação dos participantes certificados no Diário Oficial do Estado, da União ou em sistemas eletrônicos com acesso público.

Para verificar a validade dos certificados de conclusão do ensino médio e das declarações parciais de proficiência expedidos pelo IFMG de forma eletrônica, clique no botão "VERIFICAÇÃO DE AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTO" abaixo. Em tipo de documento, selecione "Certificado Inep", digite a data de emissão e o código verificador disponíveis no documento. Marque a opção "não sou um robô" e clique em enviar.

VERIFICAR AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTO

Para ter acesso às Portarias Institucionais assinadas eletronicamente pelo Reitor com a relação de concluintes que obtiveram o certificado de conclusão do ensino médio expedido pelo IFMG, CLIQUE AQUI