Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Ciclo de Palestras Intercampi de Astronomia estreia nesta quinta, 29

1º Ciclo de Palestras Intercampi de Astronomia estreia nesta quinta, 29

Evento envolve várias unidades do IFMG e tem por objetivos disseminar o conhecimento dessa área e ajudar estudantes na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021
publicado: 28/04/2021 18h56, última modificação: 14/03/2024 13h23

O 1º Ciclo de Palestras de Astronomia do IFMG é um projeto de extensão coordenado pelos professores Artur Difini Accioly, do Campus Governador Valadares, e Bruno da Fonseca Gonçalves, do Campus Itabirito. O projeto integra o Programa de Extensão Intercampi em Astronomia do IFMG, que está em construção e busca desenvolver atividades de astronomia nos diversos campi do Instituto, além de aumentar a interação da comunidade acadêmica com a sociedade, divulgando e promovendo esse campo de conhecimento.

As palestras deste ciclo ocorrerão entre os dias 29/04 e 26/05. Serão orientadas a temas mais básicos em astronomia, servindo para divulgação do conhecimento dessa área e ajudando os estudantes, principalmente os do ensino médio, na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio.

Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do Programa de Extensão  no YouTube.

Como participar?

Interessados podem se inscrever pelo site oficial do evento: www.even3.com.br/astroifmg/.

Serão emitidos certificados de participação (um certificado por palestra) para quem se inscrever pelo site acima e acessar as palestras pela área de transmissão do Even3. Aqueles que não tiverem interesse em receber certificado de participação não precisam se inscrever e podem assistir às atividades diretamente pelo canal no YouTube.

PALESTRAS

29/04 - O que é a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)? (prof. Bruno da Fonseca Gonçalves - Campus Itabirito)

30/04 - Os planetas rochosos e os gasosos
 (prof. Fernando Jesus de Oliveira - Campus Conselheiro Lafaiete)

03/05 - O Tempo: o dia, o mês e o ano. Como definimos historicamente estes períodos de tempo? (prof. Bruno Francisco Melo Pereira - Campus Betim)

06/05 - Telescópios (prof. Cleonir Coelho Simões - Campus São João Evangelista)

12/05 - A origem do Sistema Solar e do Universo. Como os astronautas se comunicam no espaço (prof. Arilson Paganotti - Campus Congonhas)

13/05 - Esfera Celeste (prof. Leonardo Marques Soares - Campus Betim)

20/05 - Evolução Estelar (prof. Leonardo Marques Soares - Campus Betim)

21/05 - A expansão do Universo: Lei de Hubble (prof. Rafael Marinho - Campus Ouro Branco)

24/05 - Brilho e magnitude das estrelas (prof. Mayler Martins - Campus Bambuí)

26/05 - Sol: características, estrutura física e evolução (profa. Amanda Resende Piassi - Campus Arcos)

Sobre a OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está em sua 24º Edição, sendo o segundo ano em que suas provas podem ser feitas online, devido à pandemia. Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), as provas serão realizadas em 27 e/ou 28/05/2021 em sua própria residência, via internet, numa única fase, em quatro níveis para atender aos alunos do ensino fundamental e médio.

Em 2019 participaram 884.979 alunos distribuídos por 9.965 escolas. Vários alunos do IFMG já foram premiados nessa olimpíada com medalhas de ouro, prata e bronze.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos desde o 1º ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos nos processos e também os diretores escolares.

A OBA é um evento altamente envolvente, pois o aluno quando se inscreve para participar acaba estudando voluntariamente muito mais os conteúdos da Olimpíada, logo, ele já é um ganhador, pois quem estuda está sempre ganhando. Até mesmo os professores acabam aprendendo um pouco mais durante os eventos, pois através das perguntas e respostas das provas eles também vão aprender. Saiba mais! www.oba.org.br

Fonte: Comunicação Campus Governador Valadares / Com informações da Comissão Organizadora