Pós-graduação em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural tem inscrições abertas
Especialização lato sensu ofertada pelo Campus Ouro Preto disponibiliza 30 vagas para turma 2026. As inscrições podem ser realizadas até 19 de janeiro.
Especialização lato sensu ofertada pelo Campus Ouro Preto disponibiliza 30 vagas para turma 2026. As inscrições podem ser realizadas até 19 de janeiro.
IFMG convoca os candidatos aprovados na primeira chamada dos cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio para que façam suas matrículas. As datas, horários e orientações estão disponíveis na página de cada campus.
Campus Formiga oferece 140 vagas em especialização EaD gratuita com seleção feita via sorteio. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro.
Comece 2026 colocando planos em prática com chance de ingresso em cursos, processo seletivo simplificado para professores e programa de internacionalização no IFMG. Inscrições abertas para diferentes campi e modalidades.
Interessados podem se inscrever para Transferências e Obtenção de novo título até o final de janeiro.
Somente serão elegíveis projetos apresentados pelo docente e seu respectivo orientando, ambos vinculados a um dos programas de pós-graduação do IFMG. Prazo termina no dia 2 de março de 2026.
No IFMG são quase 700 vagas disponíveis nos cursos de graduação para ingresso em 2026. As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro
Curso de pós-graduação lato sensu terá início em 2026, com 100 vagas e inscrições on-line entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026
Ao todo são cinco vagas abertas neste mês de dezembro, para os campi Betim, Governador Valadares e Ouro Branco
Curso de extensão on-line é ministrado por professor em pós-doutorado na unidade e propõe uma análise crítica além das narrativas midiáticas
Programa atendeu mais de 800 alunos de escolas públicas e se consolidou como importante política de incentivo e apoio ao acesso dos jovens no ensino federal técnico integrado.
Ciclo 2023–2025 da ação educacional realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Saúde qualificou 316 profissionais, ampliando a oferta de práticas integrativas em centros e unidades básicas de saúde.
Três servidores do campus foram reconhecidos por sua contribuição para o avanço educacional, científico, social e cultural da cidade.
Publicação traz 23 projetos de ensino produzidos no Instituto no ano de 2024. O Anuário de Projetos de Ensino é resultado de parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Comunicação.
Ação contou com a participação de diretores e representantes de todos os campi.
Evento reuniu profissionais de todas as regiões do país para troca de experiências e fortalecimento das práticas em Psicologia na educação pública.
Servidores podem se cadastrar até 23 de janeiro para atuar como assessores na próxima edição.
Parceria entre o IFMG - Campus Ouro Branco e a Gerdau irá desenvolver projetos de pesquisa com orientação conjunta de professores da área de Engenharia Metalúrgica e profissionais da empresa
Especialização gratuita é ofertada na modalidade EaD e voltada a estudantes e profissionais graduados em Letras. Inscrições podem ser realizadas até 11 de janeiro de 2026.
Treinamento realizado na Reitoria, no dia 11 de dezembro, amplia a capacidade técnica dos técnicos administrativos diante dos desafios das obras públicas e das diretrizes da Nova Lei de Licitações.
Evento reuniu, nos dias 3 e 4 de dezembro, servidores do IFMG que atuam nos campi com demandas relacionadas ao acolhimento e tratamento de denúncias de racismo.
Aprovados vão atuar como coordenador geral e coordenador adjunto. Remuneração para ambas as funções é de R$ 2.100,00.
Estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2026, as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, o ProfEPT irá ofertar mais de 750 vagas em 40 instituições associadas de todo o Brasil. No Campus Ouro Branco são ofertadas 16 vagas.
Campus São João Evangelista promoveu minicurso sobre arbitragem no basquetebol. A árbitra internacional, Karla Diniz, foi a convidada do evento
Projeto estimula aprendizagem ativa e protagonismo estudantil por meio da produção de vídeos experimentais.
Ações realizadas ao longo do ano reforçaram o diálogo com a sociedade, a inovação, a gestão pública e o protagonismo estudantil nos campi.
Encontro reuniu, no Campus Bambuí, representantes do Brasil e da França para debater sustentabilidade, ciência e cooperação acadêmica
A seguir, um panorama de publicações impressas e digitais ao longo do ano, além de premiações e contribuições científicas de docentes.
Confira alguns dos destaques que refletem o compromisso da Instituição com a produção de conhecimento e com a transformação social.