Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para pós-graduação em Análise Estratégica de Dados
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para pós-graduação em Análise Estratégica de Dados

Campus Formiga oferece 140 vagas em especialização EaD gratuita com seleção feita via sorteio. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro.
publicado: 06/01/2026 09h38, última modificação: 07/01/2026 08h54

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar em um dos campos mais estratégicos da economia digital, o IFMG - Campus Formiga tornou público o edital nº 1146/2025, que abre inscrições para o processo seletivo da pós-graduação lato sensu em Análise Estratégica de Dados, na modalidade de Educação a Distância (EaD). Alinhado com o futuro do trabalho, o curso gratuito pode auxiliar profissionais a ingressar em carreiras na área de tecnologia, gestão e analytics.

A pós-graduação tem 140 vagas abertas e está estruturada para atender profissionais com diploma superior nas áreas de Ciência e Tecnologia, Engenharia, Gestão/Administração, Matemática/Estatística e áreas afins, além de acadêmicos em fase final de conclusão de curso, desde que concluam a graduação antes do início das aulas.

O formato EaD permitirá que os estudantes organizem seus horários de estudo com flexibilidade, usando o sistema virtual Moodle. A carga horária mínima é de 360 horas, incluindo projetos aplicados e atividades de conclusão.

Inscrições e seleção

O período de inscrições vai até 23 de fevereiro. Ao se inscrever, além de preencher o formulário com os dados pessoais e anexar os documentos exigidos, o candidato deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 90, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

A seleção será feita por sorteio, no dia 9 de março, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Campus Formiga no YouTube. O preenchimento das vagas será realizado da seguinte forma: primeiramente, todos os candidatos inscritos, independente de grupo de reserva de vagas ou ampla concorrência, serão classificados de acordo com a ordem do sorteio, até o limite de vagas ofertadas para ampla concorrência. Após o preenchimento das vagas de ampla concorrência, os sorteados serão classificados por grupo de reserva de vagas.

O edital prevê vagas reservadas para pessoas com deficiência, autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, e para profissionais que atuem em instituições públicas ou privadas nas cidades de Formiga e Betim.

A divulgação do resultado final será feita por lista nominal com a respectiva ordem de classificação dos candidatos. A matrícula dos aprovados ocorrerá a partir de 26 de março, já o início das aulas está previsto para abril.

Acesse a página de inscrições

Leia o edital