Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Pesquisaí” aborda edital para registro de projetos de mestrado no IFMG

“Pesquisaí” aborda edital para registro de projetos de mestrado no IFMG

Videocast esclarece dúvidas sobre o documento que será lançado em breve.
publicado: 10/07/2024 10h01, última modificação: 12/07/2024 12h43

Mais um episódio do videocast “Pesquisaí” acaba de entrar no ar. O tema dessa edição é o “Edital da pós-graduação para registro de projetos de pesquisa de mestrados”.

A apresentadora Gláucia Xavier entrevista o diretor de pós-graduação, Venilson Fonseca, sobre o edital que será lançado em breve no IFMG. É um documento importante para que alunos e professores tenham uma plataforma de comprovação dos seus trabalhos, além da oportunidade de obtenção de certificados de tais ações de pesquisa.

A novidade é que a interface do Suap foi modificada para este registro, de maneira que o aluno será agora o autor do projeto, e não mais o orientador.

O programa esclarece dúvidas, mostra as páginas do Suap e dá as orientações necessárias para que, assim que o edital for publicado, todos os interessados já possam submeter o projeto com as orientações corretas.

Sobre o videocast

“Pesquisaí” surgiu da necessidade de um canal de comunicação da Coordenadoria de Pesquisa do IFMG com toda a comunidade escolar. Gláucia Xavier explica que “a Pesquisa é uma área muito viva, efervescente e que demanda contato com as pessoas. Nesse sentido, o videocast tem também o intuito formativo, uma vez que é um espaço para explicar editais, tirar dúvidas, entrevistar pesquisadores, entre outros”, destaca.

A mídia foi criada com apoio da Diretoria de Comunicação. Todos os conteúdos ficam armazenados na plataforma IFMG Play, no YouTube. Caso não seja possível assistir no momento da exibição, há opção de visualizar posteriormente. A ideia é que os programas sejam rápidos e dinâmicos, com duração de, no máximo, 40 minutos a cada edição. “Pesquisaí” não apresenta frequência delimitada, uma vez que ocorre por demanda. Segundo a idealizadora da mídia, os meses iniciais do ano apresentam mais oferta de editais abertos, o que explica a realização de mais episódios do videocast.

Quanto ao nome da plataforma, Gláucia enfatiza que tem um toque “mineirês”, ao mesmo tempo em que sugere informalidade e intimismo: “É uma palavra fácil, pequena e forte. ‘Pesquisaí’ é o IFMG te convidando para pesquisar”, finaliza.

registrado em: , ,