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2º Encontro de Ouvidorias do IFMG

Realizada de forma remota, reunião debateu questões de gênero e linguagem no atendimento ao público.
publicado: 26/11/2021 17h13, última modificação: 13/03/2024 09h12

Ocorreu em 25 de novembro, por meio de videoconferência, o 2º Encontro de Ouvidorias do IFMG. Organizado pelo Ouvidor Geral, André Luis Resende e a Ouvidora Adjunta Marina Contarine, o evento contou com a participação de ouvidores e ouvidoras dos campi e da professora do Campus Ouro Preto, Elke Félix Pena, que ministrou palestra sobre o tema "Linguagem e Gênero".

 Elke falou sobre conceitos de linguagens e origens de línguas, relatando as modificações que ocorrem na língua relacionadas às mudanças vivenciadas pela sociedade no decorrer do tempo. Ela evidenciou, ainda, o gênero na gramática normativa do português brasileiro, a linguagem inclusiva do gênero e os termos racistas que não devem ser utilizados.

 André e Marina ressaltaram a importância do papel do Ouvidor, cujas atribuições envolvem escuta, acolhimento e  respeito no atendimento ao público, para combater quaisquer tipos de discriminação. Isso inclui pessoas trans e demais integrantes do grupo LGTQIA+, bem como a utilização do nome social de pessoas transgêneros . A linguagem de gênero neutra não impõe qualquer mudança de gênero ou orientação sexual às pessoas, apenas busca o respeito à diversidade e inclusão.

 Por se tratar de um tema relativamente novo, polêmico e ainda sem uma política definida em âmbito institucional, a Ouvidoria Geral se comprometeu a remeter um formulário de pesquisa às Ouvidorias Locais. O intuito é levantar questões sobre a capacitação no uso de linguagem de gênero no atendimento ao público e acolher pessoas vítimas de violência de gênero. A partir disso, as Ouvidorias podem trabalhar o tema junto à gestão do IFMG.

Conselho de usuários de serviço público
Durante o evento também foram apresentados os resultados da enquete piloto do Conselho de Usuários de Serviço Público, iniciativa que é fruto da parceria da Controladoria Geral da União - CGU e o IFMG. Nela, usuários cadastrados como conselheiros avaliam os serviços prestados pela instituição, bem como a divulgação das novas enquetes que estão disponíveis para resposta até o dia 10 de dezembro.

 O Ouvidor Geral fez ainda uma breve apresentação sobre Integridade Pública, relatando conceitos, objetivos e benefícios de se implantar um programa dessa alçada no IFMG, divulgando o Programa de Integridade e a Unidade de Gestão de Integridade do Instituto e a importância de que todos os servidores da exerçam suas atribuições com engajamento, integridade, imparcialidade, gentileza, justiça, profissionalismo e vocação pública. 

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