Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Copa dos Nossos Sonhos: futebol e cultura no Campus Bambuí

A Copa dos Nossos Sonhos: futebol e cultura no Campus Bambuí

publicado: 28/06/2018 14h38, última modificação: 21/03/2024 08h31

Esporte, arte e conhecimento marcaram o evento "A Copa dos Nossos Sonhos: IFMG Campus Bambuí, Futebol e Cultura", realizado nos dias 11 e 12 de junho. Após a execução do Hino Nacional, foi declarada oficialmente aberta a competição pelo diretor do campus, Rafael Bastos. Foi seguida pelas apresentações de dança com um grupo do município de Bambuí e três apresentações que  trouxeram um pouco da cultura da  Suíça, da Argentina e do México, para todos os presentes.

A abertura ainda contou com um jogo de futebol dos servidores do Campus Bambuí, com um jogo feminino - representando Argentina e Suíça, e um jogo masculino entre Dinamarca e Suécia. No dia 12 de junho, o ginásio poliesportivo do campus recebeu a exposição dos trabalhos de pesquisa dos alunos. Conhecimento e aprendizado sobre a história, geografia, política, cultura, economia, gastronomia, trajes típicos, bem como os principais jogadores de futebol e os melhores resultados dos países em Copas do Mundo marcaram a exposição. Houveram também várias apresentações de dança com as turmas representando seus respectivos países.

O projeto "A Copa dos Nossos Sonhos: IFMG Campus Bambuí, futebol e cultural" tem como principal objetivo compreender o futebol como um fenômeno sociocultural e proporcionar reflexões pedagógicas sobre os mais diversos enfoques e relações suscitadas pelo esporte em questão. Como esteve presente na sociedade brasileira de forma acentuada e impactante no decorrer do século XX, o futebol torna-se um grande momento para a comunidade escolar abordar criticamente conteúdos significativos para favorecer a formação ética dos alunos, assim como ser um caminho para a transformação social.

A ideia do projeto surgiu com a proximidade da competição da Copa do Mundo que está sendo realizada em 2018 na Rússia, e com a comemoração dos 50 anos do IFMG Campus Bambuí. "A discussão sobre a Copa do Mundo, bem como sobre o futebol, é de extrema relevância para toda a comunidade, por representar no imaginário social um momento muito marcante para nosso povo. Toda a cultura brasileira pode ser debatida em sala de aula, dada a abrangência e as diversas conexões que o futebol proporciona", explica Rodrigo Moura, professor de Educação Física no campus. "É importante que os estudantes aprendam que tanto as derrotas, quanto as vitórias estão presentes em nossa vida e devemos saber lidar da melhor maneira possível com elas, respeitando os times adversários e reconhecendo o valor das regras para o bom andamento de qualquer atividade."

registrado em: ,