Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação antibacteriana de óleos essenciais é tema de pesquisa em Bambuí
conteúdo

Notícias

Ação antibacteriana de óleos essenciais é tema de pesquisa em Bambuí

publicado: 01/07/2016 11h30, última modificação: 26/03/2024 16h40

Estudos mostram que muitos desinfetantes utilizados na indústria e na área da saúde não são eficientes em eliminar microrganismos presentes nos alimentos – em especial as bactérias, capazes de desenvolver resistência aos agentes de combate. Assim, buscam-se antimicrobianos alternativos àqueles disponíveis no mercado que garantam a segurança alimentar e a saúde da população. Com vistas a trabalhar essa questão, a professora Alcilene de Abreu Pereira, do Campus Bambuí, desenvolveu o projeto “Atividade antimicrobiana de óleos essenciais em Salmonella sp”.

O estudo, que fez parte da pesquisa de doutorado da docente, foi desenvolvido no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Departamento de Ciências Agrárias do Campus Bambuí e no Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla). O experimento teve como objetivo avaliar a ação antimicrobiana do óleo essencial de Thymus vulgaris (tomilho) sobre Salmonella enterica serovar Enteritidis. Alcilene de Abreu explica que foram realizadas análises do efeito inibitório do óleo essencial por meio da determinação da concentração mínima inibitória (MIC). 

Para tanto, utilizou-se a técnica de diluição de diferentes alíquotas do óleo essencial de tomilho em ágar. Em seguida, a mistura foi distribuída em placas de Petri e recebeu amostras de Salmonella. A incubação foi realizada a 37°C, por 24 horas. As menores concentrações dos óleos essenciais que resultaram em inibição do crescimento bacteriano na superfície do meio de cultura foram denominadas MIC. Os resultados mostraram que o óleo essencial apresentou atividade antibacteriana sobre o microrganismo estudado.

O projeto recebeu apoio do Edital 051/2014 e contou com a colaboração da bolsista Pibic/IFMG Ana Carolina Avelar Rocha, além da professora Roberta Hilsdorf Piccoli, da Ufla.

Projeto: Atividade antimicrobiana de óleos essenciais em Salmonella sp 
Coordenador: Alcilene de Abreu Pereira | Campus Bambuí
Bolsistas: Ana Carolina Avelar Rocha (Pibic)
Edital: 051/2014