Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações para reflorestamento na unidade Ponte Nova são iniciadas

Ações para reflorestamento na unidade Ponte Nova são iniciadas

publicado: 06/10/2017 11h47, última modificação: 25/03/2024 12h26

Para celebrar o Dia da Árvore (21/09), o IFMG Campus Avançado Ponte Nova realizou a primeira ação do Projeto "O Renascer do Rio Doce".

O projeto é de autoria do professor de Biologia do campus, Leonardo de Paiva Barbosa, e conta com a parceria da APA Vale do Piranga (Associação de Proteção Ambiental de Ponte Nova e Região). O objetivo é promover o reflorestamento de áreas impactadas e a recuperação das nascentes localizadas na unidade.

Com isso, estudantes, servidores e funcionários do Instituto fizeram o plantio de diversas mudas de árvores para iniciar as atividades do projeto. As mudas foram doadas pelo município de Ponte Nova, por meio do viveiro do  Parque Municipal Tancredo Neves, o Passa Cinco. Também ajudaram a construir o evento a Polícia Militar, os Bombeiros Civis e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) de Ponte Nova.

Para o professor de Geografia, Bruno de Carvalho Resck, “é preciso criar a consciência ecológica, principalmente nesta nova geração, para que possamos colher num futuro próximo, os resultados das ações feitas em prol do meio ambiente, que já vem sentido há alguns anos, as ações danosas do homem sobre o meio”.

O Renascer do Rio Doce objetiva recuperar as nascentes localizadas no IFMG - Ponte Nova. Assim, o plantio de árvores com recuperação das encostas visa manter um maior volume de água no solo, abrigar a fauna nativa que migra ao longo do Rio Piranga e estimular ações de educação ambiental, respeitando e protegendo os recursos naturais. Prof. Leonardo P. Barbosa, coordenador do projeto