Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-alunos de Ouro Branco são premiados em concurso nacional de computação

Ex-alunos de Ouro Branco são premiados em concurso nacional de computação

publicado: 21/06/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 14h27

Três projetos de ex-alunos do curso Técnico Integrado em Informática do Campus Ouro Branco tiveram seus projetos premiados no evento nacional Computer on the Beach, realizado em Florianópolis (SC), no início de  maio. Os estudantes desenvolveram as pesquisas em seu último ano letivo.

A pesquisa “Sistema inteligente para apoio no jogo de damas” dos alunos Lucas Machado e João Vítor Teixeira, orientados pelo professor Ângelo Magno, recebeu o primeiro lugar no concurso de Trabalhos Técnicos, modalidade pesquisa. Trata-sede um aplicativo para dispositivos móveis com o objetivo de dar suporte para iniciantes no jogo de damas. Para desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas técnicas de Inteligência Artificial e Visão Computacional.

O trabalho "Rolé: a melhor maneira de organizar sua diversão fora de casa”, dos alunos Arthur Bowen Costa, André Marcos Ferreira e Mariana Pereira Lellis, sob orientação do professor Carlos Eduardo Paulino Silva, recebeu menção honrosa. O projeto busca auxiliar quem gosta de sair e encontra dificuldades no planejamento de suas atividades, permitindo que os usuários marquem um lugar para sair e se encontrar. Também é possível ver onde as pessoas vão ou estão, compartilhar avaliações de lugares que foram, facilitando o encontro.

"Tomathoes: Um jogo educacional para estímulo cognitivo”, trabalho dos alunos Lucas Rezende e Camila Lopes, orientados pelo professor Ângelo Magno, também recebeu menção honrosa. O jogo visa estimular, de maneira lúdica, a memória e o raciocino lógico matemático, aspectos importantes no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Ele pode ser jogado casualmente, por meio de interface intuitiva e simples, sendo capaz de tornar o aprendizado mais eficiente e eficaz. O jogo também foi projetado para funcionar em múltiplas plataformas e pode ser executado tanto na internet quanto em dispositivos móveis.

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.