Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Bambuí vão disputar final da Olimpíada de História

Alunos do Campus Bambuí vão disputar final da Olimpíada de História

Competição de âmbito nacional teve cinco equipes do IFMG classificadas para a final. Vencedores serão conhecidos no dia 22 de novembro.
publicado: 09/11/2020 15h34, última modificação: 15/03/2024 18h47

Pelo segundo ano seguido, o IFMG – Campus Bambuí vai disputar a Grande Final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Depois de várias semanas de provas, resolvendo questões e realizando as mais variadas tarefas, os alunos superaram equipes de todas as regiões do país e se classificaram para a final. Das 17.457 equipes participantes, somente 421 conseguiram se classificar. Cada equipe é composta por três estudantes e um professor orientador. O Campus Bambuí teve cinco equipes finalistas.

De acordo com o professor Gabriel Chaves, a primeira vez que uma equipe de Bambuí chegou à final foi na edição de 2019.  "Agora estamos com cinco finalistas. Conseguimos evoluir bastante em um ano”, declarou. "Ter cinco equipes finalistas é algo que superou todas as nossas expectativas. Ainda mais se levarmos em conta o fato de que 2020 tem sido extremamente difícil, com a pandemia do coronavírus, a suspensão das aulas presenciais e todos os desafios impostos pela implementação do ensino online. Participar da ONHB neste cenário tão complexo não tem sido fácil, mas, diante dos resultados obtidos até aqui, ficamos com a sensação de que todo o nosso esforço valeu a pena”, completou o docente Rodrigo Dias.

No estado de Minas Gerais, 28 equipes são finalistas na Olimpíada. “O nosso campus teve um desempenho acima da média nacional até aqui, o que nos deixa muito orgulhosos. O Campus Bambuí sozinho tem mais equipes finalistas do que muitos estados brasileiros”, afirma Rodrigo.

Para a fase final, os estudantes farão uma prova online, que, sem a pandemia, seria realizada presencialmente em Campinas (SP). "O que vai acontecer é uma reavaliação de um trabalho que os alunos fizeram na quinta fase da competição. É a qualidade desse trabalho que vai definir as equipes medalhistas”, explicou o docente.

Segundo o calendário oficial da ONHB, os vencedores da competição serão conhecidos no dia 22 de novembro de 2020.