Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Ouro Preto expõem joias produzidas a partir de resíduos de pedra sabão

publicado: 03/08/2016 12h14, última modificação: 26/03/2024 16h29

A forma como a pedra sabão é amplamente utilizada tanto na arquitetura colonial como no artesanato local ouro-pretano despertou a atenção de alunos e professores do curso técnico em Joalheria do Campus Ouro Preto. Em visitas técnicas a pequenos distritos da cidade histórica, eles perceberam, também, que o artesanato gera resíduos que não podem ser reaproveitados, principalmente por terem tamanho reduzido. Daí veio a inspiração para a exposição “Joias em pedra-sabão: diálogo entre o barroco e o contemporâneo”, que irá apresentar uma coleção de joias elaboradas e confeccionadas por formandos e estudantes do curso.

“Como na joalheria utilizamos minerais de tamanho reduzido, achamos oportuno propor um desafio aos alunos: que em seus projetos de joias fossem utilizados, de alguma forma, os resíduos de pedra-sabão”, conta a professora Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias. Tomando por referência estética os elementos culturais e identitários da cidade histórica de Ouro Preto, o trabalho teve início em uma aula de campo sobre arquitetura colonial no Centro Histórico e em bairros tradicionais da cidade.

“Os alunos fizeram uma pesquisa histórica e iconográfica para coleta de imagens com elementos significativos da arquitetura colonial. Os resíduos de pedra-sabão, de gama de cores variada, foram recolhidos e levados para o laboratório de lapidação. Adaptamos nosso maquinário e técnicas para o beneficiamento destes resíduos. Esse material passou por testes de resistência, mecânica e calor, por processos de corte, lapidação, lixa, furação, polimento e impermeabilização. No laboratório de joalheria foram produzidas, de forma artesanal, peças em prata, que dão estrutura e configuram, com a pedra-sabão, as joias desta exposição”, explica Victória Carolina.

A exposição tem organização dos professores Benedito Matozinhos Deveza (ourivesaria), Gilberto José Abreu Machado (gemologia e lapidação) e Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias (design de Joias) e ficará em cartaz no Centro Cultural FIEMG, na Praça Tiradentes, nº4, no Centro de Ouro Preto. A visitação será de 2 a 10 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Exposição: “Joias em pedra-sabão: diálogo entre o barroco e o contemporâneo”

Visitação: de 2 a 10 de julho de 2016, segunda a sexta-feira

Horário: das 9h às 19h

Local: Centro Cultural FIEMG - Praça Tiradentes, nº 4, Centro - Ouro Preto (MG)