Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Sabará recriam obras e pinturas históricas
conteúdo

Acontece nos Campi

Alunos do Campus Sabará recriam obras e pinturas históricas

Desafio #virearte, proposto por professora de História da Arte, aguçou a criatividade dos estudantes. Confira galeria com alguns dos trabalhos.
publicado: 19/05/2020 10h09, última modificação: 16/03/2024 09h47
Exibir carrossel de imagens Luisa Lima, aluna de Administração, inspirou-se em Tarsila do Amaral

Luisa Lima, aluna de Administração, inspirou-se em Tarsila do Amaral

Sabe aqueles quadros, pintados há muito tempo por grandes nomes da arte? Pois é, alguns alunos do Campus Sabará demonstraram que essas obras podem estar mais próximas de nós do que imaginávamos. Tudo começou com um desafio, desenvolvido pelo museu americano The Gettye, sediado na Califórnia, e proposto aos alunos pela professora de História da Arte do campus, Gelka Barros, no qual os estudantes poderiam recriar, com elementos de casa, pinturas históricas. 

Segundo a professora, a repercussão do desafio internacional foi a motivação principal para que ela propusesse uma pesquisa ativa voltada às pinturas, que deu origem a imagens criativas, produzidas pelos alunos com materiais de seu cotidiano. Participaram as turmas do ensino médio técnico integrado. "A pesquisa imagética resultou na produção de imagens, em que foram trabalhados processos criativos e compositivos com os alunos", ressaltou. 

"Como lemos essas imagens? O que elas representam? Quais as ideias e os valores são transmitidos por elas? Quais são as intenções e os interesses por trás delas? É através dos conhecimentos de arte que podemos aprender a ler e a produzir imagens" - Gelka Barros

Gelka destaca que a importância do contato dos estudantes com conteúdos artísticos e culturais reside no fato de que "não existe nenhuma cultura no mundo que não tenha a arte como forma de linguagem e representação de seus valores". Ainda segundo a professora, o mundo é marcado por imagens que transmitem uma série de ideias e valores de diversas culturas. Por isso, conhecer a arte é fundamental para a leitura desse aspecto do mundo à nossa volta. 

O "Autorretrato" de Luisa

A aluna do curso de Administração, Luisa Lima, foi uma das que participou da atividade. A jovem recriou, com a ajuda de familiares que auxiliaram na produção da "obra", a pintura "Autorretrato" (1923), da pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral. "Realizar o projeto #virearte foi muito bom, pois além de buscar o conhecimento sobre a obra que foi base para o meu trabalho, despertou em mim a curiosidade de pesquisar outras obras antigas e famosas", contou.

Outras três reproduções podem ser conferidas na galeria de imagens.