Notícias
Alunos do IFMG participam de curso da FGV para estudantes de alto desempenho
Quatro alunos do IFMG tiveram a oportunidade de participar de uma iniciativa voltada para estudantes de alto desempenho do terceiro ano do ensino médio de 2025. Realizada pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getulio Vargas (FGV CDMC), em colaboração com a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), a 3ª edição do Curso de Verão Seleção de Talentos ocorreu entre os dias 13 e 17 de janeiro.
A capacitação reuniu no Rio de Janeiro 51 estudantes de oito estados do Brasil durante cinco dias de aulas intensivas. Foram abordados temas variados, como Matemática, Computação, Ciência de Dados, Direito, Economia, Português e Redação. O IFMG foi representado pelos alunos Frederico Taveira Martins de Souza e Maria Eduarda Loschi Xavier, ambos do Campus Ouro Preto; Gustavo de Oliveira Eduardo, do Campus Conselheiro Lafaiete; e Miguel Marques Silva Gomes, do Campus Itabirito.
“Foi uma experiência memorável, o local é muito bem estruturado, não somente a universidade em si, mas também o hotel que é disponibilizado para os alunos, sendo um dos melhores locais de ensino que já fui. Todos os professores são muito influentes na área, logo dá para adquirir uma enorme inspiração profissional. Na viagem, conheci pessoas de diversas partes do Brasil e visitamos vários locais além da faculdade em si”, conta Gustavo.
Para Frederico, a participação no curso proporcionou oportunidade de conhecer uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, abrindo um novo leque de opções para a continuidade de seus estudos. Maria Eduarda destacou a importância que esse curso de talentos tem para os alunos, principalmente de escola pública, proporcionando alguns dias de aprendizado com professores de referência em uma excelente instituição.
De acordo com o coordenador da Área de Matemática do Campus Ouro Preto, professor Thiago Neves Mendonça, essa oportunidade ofereceu aos alunos a chance de ampliar os horizontes, vivenciar novas realidades acadêmicas e se desenvolverem pessoal e profissionalmente. O coordenador destaca ainda que a parceria feita com a Universidade Federal de Ouro Preto, por meio do professor Wenderson Marques Ferreira, responsável por acompanhar os alunos do IFMG na viagem, fortalece o compromisso com a qualidade acadêmica das instituições e cria oportunidades de aprendizado e colaboração que beneficiam tanto os estudantes quanto a comunidade.
Tendo como objetivo estreitar a relação do CDMC com jovens promissores, o curso foi ofertado pelos professores da FGV e também por docentes da Ufop, Cefet-MG, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Instituto Federal de Santa Catarina, Secretaria da Educação do Espírito Santo e Colégio de Aplicação da UFV.