Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Muitos prêmios!
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2019: Muitos prêmios!

Ao longo do ano de 2019, muitos alunos do IFMG se destacaram em diversos eventos nas mais diferentes áreas do conhecimento. Algumas dessas conquistas estão registradas aqui. Confira!
publicado: 13/12/2019 17h26, última modificação: 18/03/2024 09h04
A equipe “Conhece a ti mesmo”, do Campus Betim, composta por Gabriel Dias, Milena Silva e Samuel Condé, orientados pelo professor Lucas Pereira. Eles disputaram a grande final da Olimpíada de História do Brasil na cidade de Campinas (SP), em agosto.

A equipe “Conhece a ti mesmo”, do Campus Betim, composta por Gabriel Dias, Milena Silva e Samuel Condé, orientados pelo professor Lucas Pereira. Eles disputaram a grande final da Olimpíada de História do Brasil na cidade de Campinas (SP), em agosto.

“Fiquei muito feliz e surpreendido, porque não esperava ir tão bem em uma Olimpíada tão difícil e disputada. Foi uma grande alegria para mim e para minha família”.

A alegria de Bruno Rezende, de 18 anos, é merecida. Aluno do curso técnico em Informática no Campus Ouro Branco ele é um dos oito estudantes de todo o IFMG a conquistar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2019.

Sobre a preparação, Bruno conta que concentrou os estudos especialmente para a segunda etapa, resolvendo os exercícios das olimpíadas anteriores, método que considera o mais eficiente no estudo da disciplina. “Acredito que a melhor maneira de estudar Matemática é trabalhar com exemplos. Tentar resolver exercícios e depois ter a oportunidade da correção”.

Bruno olimpiada de matemática - bronze.jpgDivulgada em 3 de dezembro, a lista dos medalhistas da Obmep coincidiu com a publicação de outro dado não tão animador. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostrou que mais de 2/3 dos alunos brasileiros de 15 anos têm um nível de aprendizado em Matemática abaixo do que é considerado "básico". Mais que uma resposta, a opinião de Bruno sobre o assunto aponta para uma solução: “sobre a dificuldade, eu penso que acontece pela falsa distância que as pessoas acreditam ter da Matemática, aderindo à ideia de que a disciplina ensina uma matéria utópica e longe da realidade. Na verdade, ela está mais presente no cotidiano do que qualquer um pode imaginar”.

(À direita, Bruno Rezende, alunos do do Campus Ouro Branco e medalhista de bronze na Obmep)  

 

Medalhistas do IFMG na Obmep

Estudante Campus Medalha
Marcelo Gonçalves Silva Formiga OURO
Raphael Freitas Cupertino Valadares OURO
Ana Paula Silva Castro Formiga PRATA
Erlon Kelvim Vieira Gomes Valadares PRATA
Gabriel Marques Mendes Betim PRATA
Bruno Vieira de Rezende Ouro Branco BRONZE
Danilo Aparecido Namitala Bambuí BRONZE
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Betim BRONZE
Jonatas de Sousa Lima Bambuí BRONZE

 

Mais premiados!

Ao longo do ano de 2019, muitos alunos do IFMG se destacaram em diversos eventos nas mais diferentes áreas do conhecimento. Algumas dessas conquistas estão registradas aqui. Confira!
 

• Olimpíada de História do Brasil olimpiada de historia - bambui.jpeg          

Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizada na cidade de Campinas (SP) a grande final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a competição contou este ano com mais de 18 mil equipes participantes de todas as regiões do país, das quais 314 foram convocadas para participarem da final, depois de passarem pelas seis fases online da olimpíada.
O Campus Bambuí foi representado pela equipe "ARLATM", formada pelos estudantes Aryscia Larah Maria Dias Gomes, Luane Alves de Arcanjo e Thomas Amorim de Matos, todos do 3º ano do curso técnico em Informática e orientados pelo professor Rodrigo Dias.

A ARLATM conquistou a Medalha de Honra ao Mérito, também chamada pelos organizadores "Medalha de Cristal". “Foi uma conquista muito importante para o nosso campus, a primeira vez que a nossa escola teve uma equipe disputando a final da ONHB”, comemorou o professor Rodrigo.
 

• Betim – Olimpíada Geobrasil
O Campus Betim conquistou duas medalhas de ouro na Olimpíada GeoBrasil, competição mais importante desta ciência ao englobar a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra numa mesma ação.  As equipes Rede Fluvial, composta por Caio Pereira, Caio Silveira e Gabriela Lima e “Plataforma Continental”, obtiveram notas superiores a 1.300 e 1.400 pontos, respectivamente, estando entre os melhores do estado de Minas Gerais. Os campi Bambuí, Governador Valadares, Formiga e Piumhi também tiveram equipes premiadas na competição

 Startup in school
Promovida pela empresa Google a competição reuniu 700 equipes de todo o Brasil, que precisavam desenvolver um protótipo e um projeto de negócios de uma empresa startup. As equipes "BrandBooster" e "BIMs", do Campus Ponte Nova, desenvolveram um projeto de marketing digital e uma tornozeleira sensorial, que  garantiram bons resultados na competição

Betim olimpiada mineira de quimica.JPG

 

Olimpíada mineira de química 

Dois alunos do Campus Betim foram premiados na 22ª Olimpíada Mineira de Química, evento organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais  e que teve sua segunda e decisiva etapa realizada em setembro. Daniel Lopes conquistou uma medalha de ouro e Aline Campus, de bronze.

 

 

Jornada de foguetes
Um voo de 212 metros de distância garantiu à equipe Mec-animais, do Campus Conselheiro Lafaiete, o troféu de campeã da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2019. O torneio foi disputado na cidade de Barra do Piraí (RJ), e reuniu 48 equipes. Construído por Wilhiam Costa, Guilherme Santos, Bruno Botelli e July Anne, alunos do curso técnico em Mecânica, o “foguete” campeão é feito de garrafas de PET e impulsionado por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. 

A equipe do Campus Betim, "Piscou, Perdeu", composta pelas alunas Bruna Santos, Gabrielly de Morais e Sther Gonçalves, também participou da competição. O grupo foi vice-campeão da 1ª turma, na 20ª Jornada de Foguetes. 

 Olimpíada de matemática dos institutos federais
Realizada no Campus Muzambinho, do IF Sul de Minas, a competição reuniu 12 mil estudantes de todo o Brasil. Rodrigo Luiz Panta Júnior e Vitor Samuel Pereira, alunos do Campus Betim, conquistaram uma das 40 medalhas de menção honrosa. O IFMG também teve representantes dos campi Bambuí ; Congonhas, Valadares Ouro Preto, Neves e São João Evangelista.

registrado em: ,