Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arte e cultura no Campus Formiga

Arte e cultura no Campus Formiga

publicado: 22/07/2016 15h39, última modificação: 22/07/2016 15h39

A segunda edição da Jornada de Arte e Cultura do Campus Formiga foi realizada nos dias 15, 16 e 17 de junho, um evento onde a arte e a cultura envolveram e decoraram toda a instituição. Assim como em 2015, houve a colaboração de diversos artistas da cidade de Formiga e de outros locais.

O evento, que contou com oficinas, exposições e apresentações artísticas, envolveu alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, servidores do campus e profissionais das mais diversas áreas culturais e artísticas, como Guilherme Moreira, Joe Basílio, Ivanir Nogueira (Montanha), Osório Garcia, Deyvid e os músicos da EMMEL, os artistas plásticos Ferrão e José Raimundo e o fotógrafo Iago Ferrão.

Nesse ano, foi sorteado para cada turma um tema relacionado à arte e cultura e a partir desse tema os alunos deveriam usar a criatividade para decorar um ambiente do campus. O resultado? Um ambiente que respirava arte e cultura, o campus ficou tranformado, os alunos proporcionaram um show à parte.

Nas manhãs dos três dias ocorreram diversas oficinas: de desenho, música, cinema e fotografia, realizadas nas dependências do campus. As oficinas de dança e de teatro ocorreram, respectivamente, na Academia Corpo e Movimento e na Emart.

No dia 15, na parte da tarde, ocorreram as apresentações de dança dos estudantes do 2º ano e o Show de Talentos, que trouxe apresentações musicais diversas de alunos e professores do campus. Ao final da tarde, aconteceu a mostra de cinema, coordenada por Joe Basílio.

No dia 16, além da continuação das oficinas, foi exposto o trabalho dos artistas plásticos Ferrão e José Raimundo, que também contribuíram com uma conversa com os alunos sobre artes plásticas. No início da noite, a Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel), coordenada pelos professores Weber e Melissa, fez uma belíssima apresentação dentro do campus, logo após o dançarino André protagonizou um número de dança e coordenou a apresentação dos alunos que participaram da referida oficina.

formiga imagem 1.JPG

formiga imagem 2.JPG

No último dia do evento, dia 17, no período da manhã, foi realizada a exposição de fotos, resultado da oficina de Fotografia. Na parte da tarde, no estacionamento do campus, aconteceram dois momentos teatrais, o primeiro com os alunos que realizaram a oficina de teatro e um segundo com a apresentação da peça teatral “A Rainha do Acarajé”, encenada pelo grupo de teatro do município coordenado pelo professor Ivanir Nogueira

A coordenadora dos cursos técnicos e idealizadora do projeto, professora Denise Ferreira Garcia Rezende enfatizou a importância desse tipo de evento para o campus e para os alunos. “A educação deve ir além da sala de aula, temos o dever de formar bons cidadãos e nada melhor que fazer isso trazendo um pouco de cultura e arte para a vivência de nossos alunos”, concluiu.