Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Articulação e organização administrativa
conteúdo

Notícias

Articulação e organização administrativa

Trabalho articulado entre a Reitoria e os campi possibilita atualização da estrutura organizacional em sistemas de governo e internos de gestão
publicado: 29/12/2020 16h27, última modificação: 29/12/2020 16h30

O Conselho Superior (Consup) aprovou, em 9 de dezembro, a nova Estrutura Organizacional da Reitoria e dos campi do IFMG. O trabalho de ajuste dessas estruturas foi conduzido ao longo de 2020 e a informação encontra-se atualizada, agora, no no Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg), em atendimento ao Decreto nº 9.739/2019,  que trata da eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal.

O projeto de atualização das estruturas foi  conduzido, ao longo do ano, pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) e pela Comissão Central de Estruturas e Regimentos, que promoveu o trabalho de alinhamento com as Pró-reitorias, Diretorias Sistêmicas, Diretorias de campi, Colégio de Dirigentes e Consup. Foram 10 meses de trabalho conjunto, com reuniões online, orientações e troca de informações. “Optamos por utilizar modelos referenciais de estrutura organizacional para cada tipo de campus e após a aprovação desses modelos, por meio da Resolução Consup nº 18/2002, os campi enviaram suas novas estruturas para a atualização no Siorg”, relata o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson José Vieira da Costa.

"O IFMG encontra-se alinhado às ações de modernização dos sistemas de informações organizacionais da Administração Pública Federal."

Após constatar a conformidade com a Resolução, as estruturas organizacionais efetivamente aplicadas à Reitoria e aos campi foram encaminhadas para o Consup, conforme prevê o Estatuto do IFMG.

Sistemas integrados

Wilson Costa explica que, assim, o IFMG encontra-se alinhado às ações de modernização dos sistemas de informações organizacionais da Administração Pública Federal, por meio da integração dos dados do Siorg com os sistemas de governo e sistemas internos de gestão. “As informações do Siorg estão na base de vários outros sistemas da Administração Pública”, esclarece.

No IFMG, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e a Pró-reitoria de Administração e Planejamento já vêm compatibilizando as estruturas organizacionais com o Sistema de Administração de Pessoal (Siape), Siafi, SCDP e outros sistemas de governo. Além disso, também a equipe do SEI! tem promovido a compatibilização das estruturas no sistema. Neste, especificamente, além das estruturas organizacionais do Siorg serão mantidas as caixas das unidades colegiadas, dos comitês, das comissões e unidades com atos normativos que regulamentam determinadas atividades. Aguarde, em breve, mais informações a respeito.

A legislação referencial e a documentação desse projeto estão no portal do IFMG, acesse aqui.

Siorg: saiba mais

Todas as atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração pública federal são concentradas no Siorg. Nele estão dispostas, em forma de cadastro, as seguintes informações do IFMG: estruturas, siglas, competências, cargos em comissão e funções de confiança, além de endereços, horário de funcionamento e contatos institucionais de cada unidade organizacional da Instituição.

Como trata-se de um esforço contínuo de manter a estrutura organizacional atualizada para atendimento à legislação vigente, as informações de todas as unidades organizacionais formalizadas no Siorg podem ser acessadas aqui. Destaca-se ainda que, por premissa desse sistema, toda unidade administrativa no Siorg corresponde a um cargo em comissão ou função de confiança de chefia ou direção. 
registrado em: