Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro Clínico Veterinário do Campus Bambuí começa a atender animais de toda a comunidade

Acontece nos Campi

Atendimentos gratuitos, como clínico, cirúrgico e realização de exames complementares de animais de pequeno e grande porte, devem ser agendados por telefone. Saiba mais!
publicado: 12/05/2023 13h34, última modificação: 07/03/2024 10h48

O Centro Clínico Veterinário (CCV) do IFMG - Campus Bambuí está aberto para o atendimento clínico, cirúrgico e a realização de exames complementares de animais de pequeno e grande porte de toda a comunidade. Atualmente, todos os procedimentos realizados ocorrem durante as aulas práticas e o estágio interno do curso de Medicina Veterinária, sob a responsabilidade dos professores e mediante a atuação direta ou indireta dos alunos.

Para que os animais sejam atendidos no CCV, seus tutores devem agendar uma consulta com antecedência, pois a abertura de vagas e marcação de horários ocorrem semanalmente em dia e horário fixos. Animais de toda a comunidade podem ser atendidos, no entanto, os serviços prestados em campo (in loco) ocorrerão apenas para animais de grande porte que estejam no município de Bambuí.

Para agendar o atendimento, marque uma consulta com antecedência pelo telefone (37) 3431-5642. A abertura de vagas e marcação de horários ocorrem semanalmente em dia e horário fixos, às segundas-feiras de 8h às 11h. Nos feriados, os agendamentos ocorrerão, excepcionalmente, às terças-feiras (mesmo horário).

Para mais informações sobre valores dos serviços e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, entre em contato através do número de telefone citado ou pelo e-mail ccv.bambui@ifmg.edu.br. Para acessar as normas do estabelecimento, consulte o Regimento Interno.

O CCV fica localizado no Campus Bambuí, após a Agroindústria e o Abatedouro. O endereço é Fazenda Varginha - Rodovia Bambuí/Medeiros - Km 05, Bambuí.

Sobre o CCV

A primeira instalação do CCV - IFMG Bambuí começou a funcionar em novembro de 2021, ao retorno gradual das atividades letivas no pós-pandemia da Covid-19. O objetivo com a estrutura foi atender as demandas das primeiras turmas do curso de Medicina Veterinária, além de, progressivamente, estender seus serviços à comunidade, enquanto sua estrutura definitiva ainda não estivesse pronta. A primeira turma de Medicina Veterinária do IFMG Bambuí teve início no ano de 2018, com formatura em 2023.

O CCV do IFMG Bambuí traz consigo a responsabilidade de contribuir na formação de profissionais qualificados e com a comunidade. Além disso, o CCV faz parte de alguns importantes marcos para a história da Educação e da Medicina Veterinária no nosso país: 1. É a primeira unidade pública de atendimento veterinário do Centro-Oeste de Minas Gerais; 2. O curso está entre os nove disponíveis em institutos federais do Brasil, o terceiro a ser fundado em Minas Gerais; 3. A nova instalação do CCV é ampla, moderna e trará possibilidades de atuação transdisciplinar e em parceria com outras instituições.