Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural em Governador Valadares promove integração entre calouros, veternanos e servidores

publicado: 12/03/2018 09h24, última modificação: 21/03/2024 09h39

Como parte da programação de recepção aos alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho - Subsequente do Campus Governador Valadares, foi promovida uma aula inaugural na noite do dia 1º de março.

Confira fotos no FLICKR do Campus

Na abertura, a coordenadora pedagógica do campus, Clara Agostini, promoveu uma dinâmica convidando os participantes a refletirem sobre a importância de acreditarem em seu potencial para concretizarem os seus projetos. Os calouros foram apresentados aos diretores, coordenadores área e de curso, professores, técnicos-administrativos e representantes estudantis.

Na sequência, o prof. Flávio Barony, que atua na área de saneamento/ecologia, apresentou os projetos ambientais desenvolvidos no campus, como o do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), da reciclagem e coleta seletiva, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entre outros.

Visão interdisciplinar

A aula inaugural teve como tema “O meio ambiente e suas interfaces”. A condução ficou a cargo de Daniela Cunha, docente do campus responsável pelas disciplinas de Climatologia e Poluição Atmosférica para o curso Técnico Integrado em Meio Ambiente; e Cartografia e Climatologia para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

“A oportunidade de falar aos quatro cursos, à primeira vista bem díspares, me fez pensar na oportunidade de demonstrar aos estudantes que para a temática ambiental não há um curso específico, pois pensar em meio ambiente é um dever de todos nós, cidadãos, seja qual for a profissão. E, além disso, quis demonstrar que pensar em meio ambiente não é pensar somente em natureza, é pensar na natureza, na economia, na política, na cultura, nas relações interpessoais, etc. E muito mais que pensar, é agir, pois nós fazemos parte deste meio, somos parte integrante e dependemos dele para bem viver”, resumiu Daniela.

(Fonte: Comunicação | Campus Governador Valadares)