Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Banquetaço promovido pelo curso de Gastronomia evidencia a agroecologia e a produção rural local

Acontece nos Campi

publicado: 29/07/2019 17h05, última modificação: 19/03/2024 10h07
Exibir carrossel de imagens Evento reuniu mais de mil pessoas na Praça Gomes Freire, em Mariana

Evento reuniu mais de mil pessoas na Praça Gomes Freire, em Mariana

Uma tarde em prol da comida de verdade, da agricultura orgânica, do uso de tecnologias limpas, da valorização da produção e do mercado locais: assim foi o Banquetaço organizado pelos alunos da disciplina de Eventos do curso de tecnologia em Gastronomia do Campus Ouro Preto. A atividade, promovida no dia 21 de julho, em Mariana, integrou o 4º Festival da Terra, realizado em parceria com Festival de Inverno da UFOP.

“A participação do curso de Gastronomia partiu de um convite do Núcleo de Agroecologia (NEA) da UFOP à professora Luanda Batista, com o propósito de dar mais visibilidade aos produtores rurais da região dos Inconfidentes”, explica a estudante e bolsista de extensão da Horta do IFMG, Fabiana Santos, que coordenou o evento ao lado da professora.

Mais de mil pessoas tiveram a oportunidade de experimentar um variado e criativo cardápio. Segundo Luanda Batista, as opções foram pensadas de forma a utilizar o que é produzido na região segundo os preceitos da agroecologia, respeitando as tradições da culinária local mas também abrindo espaço para alguma inovação. “Para elaborar o cardápio, primeiro conversamos com os organizadores do festival para saber quais comunidades iam participar do evento. Como Goiabeiras, distrito marianense, tem uma produção agroecológica razoável, mas ainda pouco conhecida, optamos por utilizar o que é produzido lá, para fomentar o local. Levei os alunos ao distrito em junho e visitamos três hortas. Eu e a aluna Fabiana Santos anotamos tudo que encontramos e nos informamos sobre o que estaria disponível no final de julho. A partir daí, planejamos o cardápio”. Além da produção proveniente das hortas, outros gêneros alimentícios de Goiabeiras também foram utilizados, como linguiça, manteiga e leite.

Mandioca no alho e na manteiga, jiló grelhado com molho de vinagre de café, farofa dourada, feijão tropeiro, moambá de feijão (feijão vegetariano), pernil de porco com umbigo de banana, risoto de couve-flor, bolos de banana e limão e mesa de frutas foram algumas entre as diversas opções disponíveis, que atraíram o olhar e a curiosidade de quem passou pelo local.

Evento reuniu mais de mil pessoas na Praça Gomes Freire, em Mariana

Ana Cláudia, moradora de Mariana, teve a oportunidade de experimentar alguns pratos pela primeira vez. “Achei o banquete maravilhoso. Fiquei surpresa com o umbigo de banana. No começo eu estava mais resistente, mas ele é sensacional, nunca tinha provado. Também nunca havia comido risoto de couve-flor, está aprovado”, conta. O pequeno João Pedro, de apenas quatro anos, também aproveitou para provar um pouquinho de cada opção, inclusive verduras. “Gostei de tudo. A comida está deliciosa”, afirmou.

Doris Castro, que também reside na cidade, destacou a importância do evento. “Comida sem agrotóxico já é algo que eu curto bastante, embora eu ainda tenha dificuldades para encontrar alimentos assim. Nunca tinha visto nada parecido com este evento por aqui, achei muito legal. Atividades como esta são super necessárias”. A professora Luanda Batista concorda. “Eventos que valorizam produtores locais são fundamentais para as pessoas conhecerem o que é produzido bem aqui do lado e poderem comer com qualidade, além de incentivar a agricultura local. É um ciclo virtuoso: você compra do produtor local, ele é remunerado por sua produção, vem para a cidade e consome aqui. Um ciclo que é perfeito para a economia de uma cidade pequena”, analisa.

Além do Banquetaço, outras atividades integraram o 4º Festival da Terra, levando para a praça Gomes Freire, no centro histórico de Mariana, atrações como congado e folia de reis, feira de artesanato e de gastronomia, dança de rua e visita de tropeiros da Serra de Ouro Preto.

Fonte: Comunicação - Campus Ouro Preto

registrado em: ,