Notícias
Campi Betim, Formiga e Ouro Branco participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
O Campus Formiga se destacou na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em 23 de agosto, em Montes Claros, ao conquistar o troféu de Robustez na modalidade Resgate pelo robô desenvolvido pela equipe G.I.Ants. A competição reuniu estudantes de várias regiões de Minas Gerais em desafios que estimulam criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. Os campi Betim e Ouro Branco também participaram do evento.
Na categoria 'Resgate", a equipe G.I.Ants (Campus Formiga) era formada pelos estudantes Felype José e João Emanuel, do 2º ano de Administração; Maria Isabel Arantes, do 3º ano de Informática; e Igor Paim e Pedro Paulo Duque, do 1º ano de Informática. Já na modalidade "Artística", as estudantes Bárbara Menezes, Hadassa Suellen e Luana Oliveira, do 2º ano de Administração, e Romana Santos, do 3º ano de Informática, apresentaram um trabalho inspirado na obra Alice no País das Maravilhas, utilizando robôs montados em Lego Spike Prime e também na plataforma Arduino. Os estudantes foram orientadas pela professora Denise F. Garcia Rezende e acompanhados pelos professores Lucas Meloni e Marcos Franke.
De acordo com os professores responsáveis, a participação proporcionou ganhos que vão além da competição. “As disputas sempre trazem aprendizado, seja pelo aprimoramento dos conhecimentos técnicos sobre robôs, seja pelo desenvolvimento do trabalho em equipe, colaboração, apoio e criatividade. Neste ano, especialmente na modalidade Artística, aprendemos muito sobre resiliência”, destacaram.

Pelo Campus Betim, duas equipes participaram sob orientação da professora Michelle Mendes. Embora não tenham alcançado o pódio, os grupos se destacaram pelo empenho e dedicação. “A OBR proporciona um aprendizado prático valioso, que complementa a formação em sala de aula e estimula competências essenciais para o futuro”, ressaltou a orientadora. As equipes foram:
>> IFMG_BTeam_Mr.Jobs: Mateus Pires Moreira, Riquelme Alves Costa, Kayky Jerônimo Duarte dos Santos e Rodrigo Souza dos Santos.
>> IFMG_BTeam_Aymorés: Rian Gabriel de Oliveira Ferreira, Yuri Silva Souza, Guilherme Henrique Santos Lima e Lucas Daniel Souza Rodrigues.
O Campus Ouro Branco marcou presença com a equipe Robôbertianos, na categoria Resgate, em que o robô deve superar obstáculos simulando um desastre natural para resgatar vítimas. O grupo foi formado pelos estudantes Antonny Gabriel Azevedo Caldeira Silva, Matheus Henrique de Melo e Wenner Lucas de Ávila Aquino, sob coordenação do professor Édilus de Carvalho Castro Penido. Segundo Édilus Penido, a competição oferece ganhos que vão além do resultado, permitindo aos alunos adquirir novos conhecimentos e trocar experiências com colegas de outras escolas. "Independente do resultado, participar de competições como estas contribuem muito para o processo de formação dos estudantes, pois eles têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e conviver com outros alunos”, afirmou o professor ao final da competição.

Olimpíada Brasileira de Robótica
A OBR é uma iniciativa pública, sem fins lucrativos, destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou técnico. O conteúdo da competição integra robótica e inteligência artificial com as disciplinas escolares, demonstrando que todo conhecimento pode ser aplicado para desenvolver soluções práticas e tecnologias avançadas.
