Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi Betim e Ribeirão das Neves recebem Reitoria Itinerante pela 2ª vez no ano

Campi Betim e Ribeirão das Neves recebem Reitoria Itinerante pela 2ª vez no ano

publicado: 20/11/2018 13h28, última modificação: 19/03/2024 11h12

Trabalhar em conjunto para resolver os desafios do cotidiano de um campus é uma das missões do projeto Reitoria Itinerante no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Na última sexta-feira (09 de novembro), o reitor Kléber Gonçalves Glória esteve com sua equipe visitando os campi Betim e Ribeirão das Neves. A gestão local, servidores e líderes estudantis tiveram a oportunidade de se reunir com a alta gestão para apresentar as demandas locais e conhecer os projetos desenvolvidos nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão, da gestão de pessoas e da Administração da instituição.

Liderada pelo reitor, a Reitoria Itinerante em Betim e Ribeirão das Neves contou com a participação dos pró-reitores de Ensino (PROEN), Carlos Bernardes; pró-reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Leandro Conceição; a pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), Olímpia Marta; o pró-reitor de Extensão, Fernando Gomes Braga; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Adriano Olímpio Tonelli e o diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, além da Chefe de Gabinete da Reitoria, Ângela Rangel e os diretores-gerais Welinton La Fontaine Lopes e Charles Martins Diniz, dos campi Betim e Ribeirão das Neves, respectivamente.

Com a presença do diretor de Desenvolvimento Institucional (DDI), o reitor abordou durante sua fala, os avanços do IFMG na fase de diagnóstico e indicadores que irão nortear as estratégias da instituição no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos.

“Para envolver tanto servidores e estudantes, a Reitoria propôs uma dinâmica virtual chamada de “Game of Campi” que pedia a contribuição de todos para o PDI nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Atingimos a marca de mais de 12 mil interações durante os meses de outubro e novembro. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro que poderá ser utilizado para equipar uma área de convivência dentro do campus”, disse o reitor.

Resultado da gamificação sairá em breve

Na oportunidade, o reitor agradeceu a participação massiva de estudantes e servidores durante a etapa da gamificação para o PDI. Foram milhares de interações, sugestões e ideias para compor o PDI da instituição para os próximos cinco anos. O resultado com os vencedores será divulgado em breve no portal do IFMG.

Participação Estudantil

A Reitoria Itinerante também abre espaço para que as lideranças estudantis possam se manifestar e colaborar diretamente com o crescimento da gestão. Durante a reunião com o diretor de Assistência Estudantil, Paulo Lourenço, os estudantes aventaram a possibilidade de um ‘bandejão’ estudantil. “O IFMG já oferta a modalidade de Bolsa Permanência para aqueles estudantes com dificuldades financeiras no Instituto. Porém, a fim de ampliar o alcance deste benefício, iniciamos um estudo para implantar a alimentação escolar nos campi e assim prover novos meios que garantam a melhor permanência dos nossos estudantes durante o horário escolar”, afirmou o diretor.

E ao ressaltar a importância dos Grêmios dentro dos campi do IFMG, o reitor Kléber falou sobre a cultura de participação nas unidades e o engajamento dos estudantes nas tomadas de decisão. “O Grêmio é um dos instrumentos que fortalecem a participação estudantil dentro da escola e que promove a aproximação junto à gestão. A abertura, o diálogo, a compreensão e o entendimento entre as partes frente a um desafio é o que faz com que a instituição cresça”, destacou o reitor.

Curso Gestão Acadêmica

Em Betim e em Ribeirão das Neves, o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes, ressaltou que desde outubro, servidores docentes e técnico-administrativos (TAE) já podem se inscrever no curso de Gestão Acadêmica. Segundo ele, o curso foi  formatado em um ambiente virtual para que os inscritos tenham a flexibilidade de realizá-lo de acordo com sua jornada de trabalho. Com carga horária de 50 horas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso ainda garantirá a emissão de certificado nos casos de aproveitamento igual ou superior a 70% do total das atividades avaliativas.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia de Sousa Marta, os TAE que concluírem o curso ainda poderão utilizar o certificado para a progressão de capacitação.

Os interessados em participar do curso de Gestão Acadêmica do IFMG devem acessar o link https://cead.ifmg.edu.br/reitoria/ e efetivar sua inscrição.

Calendário Reitoria Itinerante

A próxima Reitoria Itinerante será realizada no próximo dia 28 de novembro, no campus Ponte Nova e encerrando em 07 de dezembro nos campi Ouro Preto e Congonhas.

registrado em: