Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove cerimônias virtuais de colação de grau
conteúdo

Notícias

IFMG promove cerimônias virtuais de colação de grau

Devido à pandemia, formaturas foram autorizadas a serem realizadas por videoconferência. Formandos, professores e coordenadores de cursos participaram de solenidades em vários campi.
publicado: 18/09/2020 13h07, última modificação: 15/03/2024 18h02
Exibir carrossel de imagens Gestores do campus comandaram andamento da cerimônia

Gestores do campus comandaram andamento da cerimônia

A cerimônia de formatura e colação de grau é um momento especial na vida de todo estudante. Representa o final de um ciclo e início de algo novo. Foi pensando nisso que alguns campi do IFMG encontraram, no ambiente virtual, alternativas para realização dessas cerimônias, mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social. O uso de aplicativos de videoconferência foi uma das escolhas mais recorrentes. 

Piumhi

No Campus Piumhi, a colação de grau dos formandos das turmas de bacharelado em Engenharia Civil ocorreu de forma remota, no dia 31 de agosto. Segundo a professora e coordenadora do setor de Extensão, Stella Tomé, o contato com os estudantes ocorreu por meio de uma comissão composta por membros dos setores de Extensão e coordenação de curso, além de um representante dos alunos, que acertou detalhes para realização do evento virtual.

A cerimônia foi transmitida via Youtube e pôde ser acompanhada por familiares e amigos dos dez estudantes formandos. Também contou com a participação do diretor do campus, Humberto Melo, da diretora de Ensino, Ana Laura Belo, do professor e coordenador do curso de Engenharia Civil, Thiago Pastre, e da secretária Vânia Soares, além da professora Stella. Após a realização do juramento por parte da aluna Nayani Silva, Humberto Melo concedeu a outorga de grau aos estudantes e os demais presentes puderam proferir algumas homenagens aos formandos.

Para a formanda Rafaela Silva, a cerimônia, mesmo não sendo presencial, foi um acontecimento marcante. "Com certeza este foi um momento muito emocionante e especial, não só para nós formandos, mas também para os membros da direção do Campus Piumhi que participaram da cerimônia e nossos professores, familiares e amigos que nos prestigiaram assistindo ao vivo", contou. 

De acordo com Stella, a realização de uma cerimônia presencial assim que as autoridades sanitárias permitirem é uma das intenções do campus.

Ouro Preto

Em Ouro Preto, gestores e alunos saíram satisfeitos com a experiência

Já no Campus Ouro Preto, a cerimônia de colação de grau, realizada no dia 28 de agosto, contou com a participação de 43 formandos do segundo semestre de 2019, além de um caso especial referente ao primeiro semestre de 2020. O evento virtual, realizado via Google Meet, contou com a participação dos coordenadores de curso, da diretora de Ensino, Ana Elisa Novais, e do diretor-geral, Reginato Fernandes. 

Ele promoveu a abertura da solenidade e concedeu, mediante à realização do juramento por parte dos alunos, a outorga de grau. Após esse momento, Reginato enfatizou a "educação como ferramenta de transformação". Além disso, o diretor-geral ressaltou que, mesmo virtual, a cerimônia conseguiu transmitir afetuosidade e assegurar a importância do momento para os estudantes. A diretora de Ensino, Ana Elisa Novais, ressaltou ainda os desafios da educação e a necessidade de se pensar um país para o futuro, mesmo que o momento atual seja adverso. 

Cerimônias em mais quatro unidades

Em Betim, a colação movimentou amigos e familiares de Sérgio

Além das cerimônias realizadas em Piumhi e Ouro Preto, os campi Governador Valadares, Betim, Ribeirão das Neves e Santa Luzia também realizaram cerimônias de formatura e colação de grau de forma remota durante o primeiro semestre. 

O Campus Ribeirão das Neves promoveu duas formaturas do curso superior Tecnologia em Processos Gerenciais. As cerimônias ocorreram de forma virtual nos dias 30 de junho e 1º de setembro. Na ocasião, a diretora-geral, Maria das Graças de Oliveira, concedeu a outorga de grau aos estudantes. Em Betim, a primeira colação de grau dos cursos de Engenharia Mecânica da unidade ocorreu de forma remota, no dia 14 de agosto. Na ocasião, o formando Sérgio Henrique da Mata recebeu a outorga de grau, em cerimônia virtual que contou com a participação de familiares e servidores do campus

Os campi Santa Luzia e Governador Valadares também realizaram uma colação de grau remota cada. Em Santa Luzia, cinco estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, além de dois alunos de Engenharia Civil, receberam a outorga de grau em cerimônia realizada no dia 22 de maio. No Campus Governador Valadares, um aluno recebeu a outorga de grau, de forma extraordinária, em 16 de junho. A unidade informou que ainda será realizada, no dia 22 de outubro, a colação de grau das turmas de terceiro ano dos cursos técnicos.