Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Arcos promove II Simpósio sobre autismo e doenças raras
conteúdo

Notícias

Campus Arcos promove II Simpósio sobre autismo e doenças raras

publicado: 18/05/2018 08h12, última modificação: 21/03/2024 09h08

O Campus Avançado Arcos realizou, no dia 14 de maio, o II Simpósio sobre o Autismo e doenças raras: compreender para respeitar. O evento foi organizado pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee). O auditório ficou lotado para acompanhar a discussão sobre o tema.

Na abertura do simpósio, o auditório, lotado,  acompanhou a exibição do documentário Um só mundo, da jornalista e documentarista Adriana Czelusniak. Ela é mãe de uma criança diagnosticada com autismo.  Participando do evento por vídeo, Adriana elogiou a iniciativa do Campus. “Fiquei feliz em saber que o IFMG está debatendo esse tema. É algo que precisamos discutir de forma ampla para construir uma sociedade mais inclusiva”.

O evento ainda contou com mais duas palestras: do jornalista Marcelo Aro e da empresária e escritora Michelle Malab. Ambos têm filhos diagnosticados com autismo. “Fico feliz por ver o tema ser debatido em um Instituto Federal. Precisamos mesmo desse espaço para a visibilidade e inclusão. É só com informação que combateremos o preconceito e daremos melhor qualidade de vida para as pessoas com autismo e doenças raras", afirma Marcelo. Para Michele Malab, um dos grandes problemas é que parte da sociedade não enxerga as necessidades dos autistas. “A maior dificuldade é porque o autismo é uma síndrome invisível aos olhos de muitas pessoas. O autismo é uma síndrome, mas foi também reconhecido como deficiência. E a sociedade não enxerga essa deficiência, o que contribui para um preconceito ainda maior. É preciso que as pessoas conheçam mais sobre o tema para ajudar na inclusão das pessoas”, finaliza.