Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Ipatinga promove aula inaugural do curso de Engenharia Elétrica

Campus Avançado Ipatinga promove aula inaugural do curso de Engenharia Elétrica

publicado: 25/08/2017 09h11, última modificação: 01/09/2017 16h11

A primeira turma do curso de Engenharia Elétrica do Campus Avançado Ipatinga foi recepcionada com uma aula inaugural, que ocorreu no dia 7 de agosto.  Estavam também presentes os alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Mecânica.

Compareceram ao evento o pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição, representando o Reitor do IFMG, Kleber Gonçalves Glória; o diretor-geral do Campus Avançado Ipatinga, Alex de Andrade Fernandes; o diretor-geral do Campus Bambuí, Rafael Bastos Teixeira; a diretora-geral do Campus Itabirito, Fernanda Pelegrini Honorato Proença; o diretor-geral do Campus Ponte Nova, Leonardo Paiva Barbosa; o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Ronaldo Guimarães; o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão e a deputada estadual Rosângela Reis.

O diretor do Campus Avançado Ipatinga afirmou ser este um momento histórico para a comunidade, uma vez que se trata do primeiro curso de graduação gratuito, ofertado na cidade. E, após relembrar todas as dificuldades e desafios do caminho já percorrido, Alex ressaltou que os alunos devem se orgulhar de representar o IFMG, uma instituição federal, compromissada com ensino de qualidade.

Em seguida, a primeira palestra da noite, intitulada: “O mercado de trabalho da Engenharia Elétrica”, foi ministrada pelo Engenheiro de Planejamento da Usiminas e sócio fundador da VTM Engenharia e Consultoria, Vagner Santiago Duque, que apresentou os diversos campos ocupacionais, orientados à profissão e ao perfil necessário a um engenheiro eletricista.

A segunda palestra, denominada “Aços elétricos e sua aplicações”, foi ministrada pelo pesquisador da APERAM, Sebastião da Costa Paolinelli, doutor em Metalurgia Física pela Universidade Federal de Ouro Preto. A sua exposição abordou os aços elétricos que são utilizados na construção de máquinas elétricas, entre eles,  os transformadores e motores elétricos.

Sobre o evento, o aluno José Henrique de Souza declarou: “eu sempre sonhei em ser engenheiro. Ter a oportunidade de cursar Engenharia Elétrica em uma instituição federal sem precisar sair da minha cidade é excelente. É algo que eu não imaginava que seria possível. A aula inaugural foi ótima, pois me ajudou a ter uma compreensão maior sobre o IFMG e sobre a profissão de Engenheiro Eletricista”.

Fonte: Comunicação |Campus Avançado Ipatinga

aula-ianugural-1.jpg