Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí promove bate-papo sobre gênero e sexualidade
conteúdo

Acontece nos Campi

Campus Bambuí promove bate-papo sobre gênero e sexualidade

publicado: 17/05/2021 15h58, última modificação: 14/03/2024 13h49

O Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEGeS) do Campus Bambuí promove amanhã, dia 18 de maio, às 19h, o encontro virtual “Gênero e sexualidade na história: o bate-papo”. O evento vai contar com a presença da professora de Filosofia da Educação e de Sociologia do IF Sul de Minas (Campus Inconfidentes), Paula Inácio Coelho.

Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link: https://forms.gle/qbzQntnMe4QfPWvG6. O bate-papo ocorrerá via Google Meet.

 

Contexto

Desde 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), comemora-se, no dia 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.

O 17 de maio virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. Pessoas homofóbicas sentem grande desconforto e intolerância quando pensam em homossexualidade. Essa homofobia pode levar a violência física, institucional, psicológica e sexual contra LGBTs. O Brasil é considerado, há anos, o país que mais mata pessoas trans no mundo e com números de ataques homo-lesbo-transfóbicos que se mantêm acima da média mundial.

Em época de pandemia, essa luta foi marcada por demandas urgentes, pois as pessoas LGBTs passaram a permanecer em convivência com seus agressores por um período mais prolongado, levando a mais agressões e aumentando os casos de mortes.

Para mudar este quadro, a atuação em diversas frentes de modo coordenado se torna essencial. Mais uma vez, nosso grupo vem trazendo o conhecimento como forma de promoção do Respeito e da Educação. Como cantou Renato Russo: "Ainda que eu falasse a língua dos homens/E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria". Que todos possam ser incluídos, aceitos e respeitados independente de opção sexual, religião, cor, condição social e nacionalidade.

(NEGeS – Campus Bambuí)

Informações:

neges.bambui@ifmg.edu.br
@neges.ifmg