Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Congonhas participa do I Fórum de Negócios do município

Campus Congonhas participa do I Fórum de Negócios do município

publicado: 01/12/2017 09h14, última modificação: 25/03/2024 11h38

Em novembro foi realizado o “I Fórum de Negócios de Congonhas”. O evento, promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com Sebrae e a FIEMG, contou com o apoio da Associação Comercial Industrial e Serviços de Congonhas (ACE), CSN, Ferrous, Gerdau, Campus Congonhas, Vale e In Group.

O evento teve como objetivo discutir as perspectivas para a economia local, baseada na mineração e siderurgia, fortalecer oportunidades de negócio e apresentar uma nova vertente de crescimento para Congonhas por meio da inovação e tecnologia. Ao longo do dia, os debates abordaram questões ligadas à mineração, inovação e compras públicas. Além disso, estudantes e empreendedores locais puderam estabelecer conexões com grandes empresas.

No painel “Startups, Inovação e Internet das Coisas: Uma Nova Economia”, a coordenadora do curso de Engenharia de Produção do Campus Congonhas, Renata Veloso, destacou o impacto de novos modelos de negócios na economia da cidade, “sobretudo diante da necessidade de repensar negócios que busquem não só atender o mercado minero-siderúrgico, mas que explorem oportunidades decorrentes dele”, diz.

Ela salientou que as startups, por surgirem de ideias inovadoras, oferecem riscos altíssimos, mas também grandes oportunidades de rentabilidade. “Por ser um modelo de negócio inovador, a startup explora um mercado completamente novo, que vem acompanhado de alta tecnologia e precisa criar seu mercado, demonstrando ao consumidor que ele tem a necessidade de consumir seu produto”.

Na ocasião, foi sancionado o Programa Municipal de Apoio às Startups e a Criação de Empresas de Inovação e Tecnologia. Para os idealizadores da iniciativa, “o Projeto de Lei apresenta um caminho para a diversificação econômica, aproveitando o potencial que já temos em Congonhas, com o IFMG e a Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). Já temos um ecossistema de inovação e só temos que colocá-lo para funcionar. Temos que investir recursos para apoiar as boas iniciativas como empresas júnior e startups”.

(Fonte: Comunicação | Campus Congonhas)

congonhas.JPG

congonhas1.JPG