Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Formiga conquista 2° lugar na 52ª Jornada de Foguetes

Campus Formiga conquista 2° lugar na 52ª Jornada de Foguetes

Foguetes ficaram entre 100 e 200 metros de alcance, feito que posicionou as equipes do IFMG entre as melhores da competição.
publicado: 19/08/2024 15h37, última modificação: 21/08/2024 08h12

Após obterem um ótimo desempenho na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), as equipes formadas por estudantes dos cursos técnicos do Campus Formiga foram vice-campeãs na Mostra Brasileira de Foguetes, realizada de 05 a 08 de agosto, em Barra do Piraí/RJ. Eles lançaram foguetes que ficaram entre 100 e 200 metros de alcance, feito que os posicionou como 2° melhores da competição.

Clique aqui | Saiba mais sobre a Jornada de Foguetes

O Campus foi representado na Jornada de Foguetes por duas equipes: Felype José de Menezes e Maria Eduarda Fernandes, ambos do 1º ano do curso Técnico em Administração, e Gabriel José do Couto e Lucas Malaquias Silva, do 1º ano do curso Técnico em Informática, todos orientados pelo professor de Física, Anderson Freitas.

site3.png

Felype compartilhou o impacto profundo que a experiência teve em sua vida. "A 52ª Jornada de Foguetes foi uma viagem que mudou a minha vida pessoal e acadêmica. Nunca pensei que iria tão longe por causa de um foguete de garrafa PET. Durante a Jornada descobri qual área profissional eu realmente quero seguir. Desde o momento em que voltei já me sinto um verdadeiro astrônomo. Lá aprendi coisas que, até o momento, nenhuma escola poderia me ensinar", relatou o estudante.

Para o professor Anderson Freitas, o desempenho dos estudantes é motivo de grande orgulho. "Ver nossos estudantes, ainda no primeiro ano do Ensino Médio, alcançando um desempenho tão expressivo em uma competição de nível nacional é extremamente gratificante. Isso demonstra o potencial que eles têm e o quanto podem crescer em conhecimento e habilidades na área de Astronomia", afirmou.

Além disso, Freitas destacou o aprendizado significativo que os alunos obtiveram, tanto em termos de conteúdo quanto no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como autonomia, trabalho em equipe e resolução de problemas de forma prática e criativa.

site2.png

O diretor-geral do IFMG Campus Formiga, Patrick Oliveira, celebrou a conquista como um reflexo do compromisso em promover a participação dos estudantes em eventos científicos. "Esse resultado reforça o compromisso do nosso campus em promover e apoiar a participação dos estudantes em eventos científicos. É uma vitória não só para os alunos, mas para toda a comunidade acadêmica que se empenha em oferecer uma educação de qualidade", destacou.

Como parte da premiação, além dos certificados, medalhas e troféus, os competidores receberam 15 kits didáticos para montagens de foguetes de diferentes tipos. A pretensão do professor e dos estudantes é realizar oficinas no campus e em escolas da região, promovendo ainda mais o interesse pela Astronomia e pela ciência entre os jovens.

Saiba mais:

Clique aqui | Equipes do Campus Formiga são vice-campeãs na Mostra de Foguetes 2024