Notícias
Campus Formiga conquista mais de R$ 500 mil em edital da Fapemig para impulsionar inovação e empreendedorismo na região
Recentemente, o Campus Formiga teve proposta aprovada na Chamada FAPEMIG-SEDE nº 018/2024 – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) e vai receber um investimento de R$ 511.363,70. O valor será destinado ao projeto “IFMG como impulsionador do empreendedorismo e inovação no ecossistema de Formiga e região”, que prevê uma série de ações voltadas à formação profissional, incentivo à cultura empreendedora e fortalecimento da economia local.
Com a aprovação, o Campus se prepara para executar iniciativas como cursos FIC gratuitos de robótica, programação, montagem e manutenção de computadores, programação com Scratch para crianças e meliponicultura, além de atividades práticas e oficinas que aproximam os estudantes dos desafios reais do mercado. Estão previstas também a realização de desafios de inovação com empresas e o setor público, além do fortalecimento de espaços como o Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU LabMaker), laboratório voltado à criatividade e ao empreendedorismo, que ganhará novos equipamentos e será aberto a estudantes e egressos.

O projeto inclui ainda a concessão de bolsas a estudantes de graduação e nível médio, que participarão ativamente do desenvolvimento das ações. A proposta também prevê um ciclo de pré-incubação de ideias em parceria com o SEBRAE (metodologia Agita), além de apoio à prototipagem de soluções e à formação de equipes para competições de robótica e eventos como a Jornada de Foguetes.
Entre as metas definidas estão: dois desafios de inovação com empresas e instituições públicas do município, programas de prospecção de oportunidades com o setor produtivo, apoio à formação de recursos humanos no Polo de Inovação do IFMG e a estruturação de um diagnóstico sobre o ecossistema local de inovação.
As ações contam com o apoio de instituições parceiras como SEBRAE, Prefeitura Municipal de Formiga (por meio da CitFor, Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Políticas Rurais), o Centro de Excelência e Inovação em Produtos Artesanais (CEIPArte), as escolas Cemei Professor José Juvêncio Fernandes e a Escola Estadual Doutor Abílio Machado , entre outros atores do ecossistema.
Com a iniciativa, o IFMG se consolida como agente estratégico no fomento à inovação em Formiga e região. A expectativa é de que os resultados do projeto contribuam para a criação de novos negócios, qualificação de mão de obra e ampliação das oportunidades de desenvolvimento sustentável.
