Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Formiga tem seus primeiros docentes na classe titular

Acontece nos Campi

Campus Formiga tem seus primeiros docentes na classe titular

publicado: 14/10/2019 17h22, última modificação: 18/03/2024 09h50

No dia 18 de setembro, dois docentes alcançaram a classe titular por meio do processo instituído pela Comissão Especial de Avaliação, que ocorreu na Reitoria. Carlos Bernardes Rosa Jr. e Miguel Rivera Peres foram os primeiros do Campus Formiga a conquistar a classe. Os docentes agora fazem parte do grupo que totaliza, no IFMG, 46 professores titulares, ativos e aposentados.

“A classe titular estimula a construir uma carreira e ainda é um momento da instituição reconhecer o trabalho do docente, sua bagagem e sua história”, acrescenta o Diretor de Avaliação do IFMG, Carlos Bento.

A titularidade corresponde ao último estágio da carreira docente. Para alcançá-la, o profissional deve ter, há pelo menos 2 anos, o título de doutor, e para essa promoção, é necessário apresentar um Memorial à Comissão Especial de Avaliação, exibindo atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante que ocorreram ao longo de sua trajetória profissional.

Relevância

O alcance da classe titular destaca o que foi desenvolvido pelo professor ao longo dos anos, estimula a qualificação, o ensino e a pesquisa, apontando as contribuições do docente para uma instituição. “É importante entender que mesmo sendo o último estágio da carreira, o docente não para por aí. Continuo com minhas atividades e agora tenho esse reconhecimento”, afirma Carlos Bernardes, atualmente, pró-reitor de Ensino do IFMG.

registrado em: