Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ibirité promove seminário de capacitação para servidores
conteúdo

Notícias

Campus Ibirité promove seminário de capacitação para servidores

Atividades voltadas para as áreas de inovação e empreendedorismo se estenderam durante uma semana. Trinta e cinco servidores da unidade participaram do evento.
publicado: 15/07/2019 18h02, última modificação: 19/03/2024 10h21
Exibir carrossel de imagens Seminário de capacitação movimentou Campus Ibirité

Seminário de capacitação movimentou Campus Ibirité

O Campus Ibirité promoveu, entre 8 e 12 de julho, um seminário de capacitação, voltado para servidores, nas áreas de empreendedorismo e inovação. Professores e técnicos administrativos tiveram a oportunidade de participar de palestras, dinâmicas e outras atividades ao longo dos cinco dias do evento, uma iniciativa da direção da unidade em parceria com o Sebrae/MG. 

Segundo o professor do IFMG e organizador do evento, Weber Lima, como resultado dessa parceria, dois cursos gratuitos foram ministrados durante a semana. O primeiro, intitulado “Despertar”, resultará em um projeto a ser aplicado no campus, com foco voltado para os estudantes do ensino médio. Já o segundo, “Disciplina de Empreendedorismo e Inovação”, é um módulo voltado para o ensino superior. Ainda de acordo com o docente, o Sebrae/MG disponibilizou dois colaboradores, especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação, para condução de cada um dos cursos. O analista Bismarck Esteves também acompanhou o desenvolvimento das atividades. 

O objetivo foi promover a cultura do empreendedorismo e da inovação, fato que, segundo Weber Lima, fomenta o desenvolvimento, por parte da equipe de servidores em parceria com alunos, de projetos que possam transformar socialmente o campus e a comunidade externa. Além disso, o organizador destacou a importância do evento para a prática docente. “A capacitação proporciona aos professores recursos didáticos para emprego direto em sala de aula, tanto nas disciplinas técnicas quanto nas ministradas no ensino básico, ou seja, de forma multidisciplinar”, destaca. 

Atividades 

Nos cursos, foram aplicadas dinâmicas e trabalhos em grupo que favoreceram não só o entendimento do conteúdo abordado, mas também a interação e aproximação dos servidores. Além disso, a capacitação foi desenvolvida por meio de uma abordagem prática, norteada pelo material de apoio fornecido aos participantes.

Sobre a dinâmica, o professor do IFMG, Pedro Machado, que participou do curso, acredita que a semana de atividades contribuirá com o cotidiano da sala de aula não só para os professores, como também para os alunos. “A capacitação proporciona aos servidores os instrumentos necessários para despertar em nossos alunos o raciocínio e a busca pelo aprendizado de conceitos, conhecimentos e técnicas que os ajudem a resolver problemas do dia a dia com os quais terão de lidar na vida profissional”, explica.

registrado em: