Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito disponibiliza guia sobre metodologia científica no Ensino Médio

Acontece nos Campi

Cartilha, que busca simplificar o processo de pesquisa dos estudantes, já está disponível nas bibliotecas do campus e no formato on-line
publicado: 11/08/2021 17h58, última modificação: 13/03/2024 11h57

“Metodologia Científica no Ensino Médio e o uso das fontes de informação para pesquisas escolares” é uma cartilha que apresenta, em linguagem simples, o passo a passo da realização de pesquisas. Recém-lançado pelo Campus Itabirito, o material é voltado especialmente para os estudantes do ensino médio integrado.

O guia tem por objetivo contribuir para que, em curto espaço de tempo, o aluno possa se tornar um pesquisador independente, conhecendo os princípios da metodologia científica e utilizando, da melhor forma, as fontes de informação disponíveis nas bibliotecas físicas e digitais disponibilizadas pelo IFMG. Para tanto, aborda aspectos que vão desde a definição de ciência e método científico à formatação de trabalhos científicos, passando por questões como instrumentos de coletas de dados e metodologia, entre outras orientações.

Esse produto educacional é fruto da dissertação de mestrado intitulada “Lugar ocupado pelas bibliotecas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”, defendida pelo bibliotecário documentalista do Campus Itabirito, Veríssimo Amaral Matias, junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

A cartilha está disponível na página da biblioteca no site do Campus Itabirito.

Clique aqui para acessar

Fonte: Comunicação Campus Itabirito