Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco lança e-book “Redação do Enem. O que é? Como se faz?”
conteúdo

Acontece nos Campi

Campus Ouro Branco lança e-book “Redação do Enem. O que é? Como se faz?”

O manual é fruto do projeto de extensão “ConTEXTO: Oficina de leitura e produção de textos” e aborda o que é e como fazer a redação do Enem
publicado: 11/11/2021 14h55, última modificação: 13/03/2024 09h36

Nesta semana, foi lançado o e-book “Redação do Enem. O que é? Como se faz?”, um manual prático com um passo a passo para desenvolvimento de competências da redação do Enem, etapa fundamental do maior exame nacional para ingresso no ensino superior. A obra é fruto do projeto de extensão “ConTEXTO: Oficina de leitura e produção de textos” do Campus Ouro Branco. 

 Esperamos que o manual possa ajudar você a compreender melhor o que é a redação do Enem e como desenvolver e aprimorar suas competências para se sair bem no exame. Vamos nessa?

 Com uma abordagem teórica e prática, que inclui dicas e sugestões, o e-book apresenta as características da redação do Enem e as competências avaliadas discutindo: os cuidados necessários com a norma culta; a construção do texto dissertativo-argumentativo; a defesa de ideias e convencimento do leitor, a articulação de ideias e construção de sentidos e a proposta de intervenção social na redação. Por fim, a obra analisa redação nota mil considerando as estratégias e cuidados necessários, com comentários da própria autora, a ex-aluna Adrielly Clara Enriques Dias, única estudante mineira entre os 28 brasileiros a conseguir esse feito na edição de 2020 do Enem.

Para Amanda Felix e Henrique Santana que assinam o Prefácio do manual, mais do que aplicar as habilidades técnicas de escrita, o estudante irá refletir, organizar e apresentar a sua opinião ou ponto de vista sobre determinado assunto, defendendo-o com argumentos claros e lógicos, apresentando uma solução realista para um problema específico. “O desenvolvimento dessas competências e habilidades serão fundamentais e poderão fazer a diferença em sua carreira profissional”, defendem. 

Para os autores, a redação do Enem é uma ótima oportunidade para alunos aplicarem o conhecimento adquirido ao longo da sua trajetória escolar por meio da elaboração de um texto. O manual foi construído de forma colaborativa por coordenadores e colaboradores do projeto: Adilson Ribeiro, Adrielly Clara Dias, Ana Paula Carvalho, Denise Maia, Filipe Emanuel da Silva e Marcos Cristhyam Rodrigues.

Sobre o projeto “ConTEXTO: Oficina de leitura e produção de textos”

O projeto, criado em 2017, busca contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e habilidades de redação de estudantes do Ensino Médio. É destinado a estudantes de todo o país a desenvolverem suas habilidades escritas, com um foco especial na redação do Enem. A equipe é composta pelos professores Adilson Ribeiro, Ana Paula Carvalho e Denise Maia, que coordenam o projeto, e conta com a participação de bolsistas e voluntários. Para participar, acesse o site contextodoenem.ourobranco.ifmg.edu.br. 

Clique aqui e acesse o e-book “Redação do Enem. O que é? Como se faz?”

 

Comunicação Campus Ouro Branco