Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Piumhí desenvolve curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática

publicado: 05/06/2019 10h30, última modificação: 19/03/2024 10h46

No dia 21 de maio, alunos do Curso Técnico em Edificações participaram da 15ª edição da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA. A primeira fase,  que consiste em uma prova com 20 questões de múltipla escolha, classificou seis alunos do Instituto.

Com base na importância que a Olimpíada tem para a educação, os docentes Ceile Nunes, Denilson Soares e Vinícius Barbosa, do Campus Avançado Piumhí, desenvolveram um Projeto de Extensão intitulado “Capacitação para a prova OBMEP - Nível 3”, com o objetivo de preparar os estudantes para a competição e, ainda, identificar jovens com talento na área da matemática, estimular o estudo da mesma, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino básico no município e despertar a curiosidade para projetos de pesquisa.

O projeto

O início do projeto se deu em março e, desde então, os alunos do Ensino Médio do IFMG e de outras redes públicas do município de Piumhi estão tendo aulas semanais para discutir questões com características da competição, devido ao nível de dificuldade.

Os idealizadores do projeto, além de oferecerem os encontros semanais, se reúnem quinzenalmente para desenvolver materiais didáticos e os disponibilizam com antecedência de uma semana para que os estudantes tenham um contato prévio. Foi feito um levantamento dos resultados da primeira fase e o mesmo será feito quando a fase secundária for concluída. Um relatório das atividades do projeto e do desempenho dos alunos será elaborado para ser apresentado à comunidade acadêmica.

Devido à continuidade anual da OBMEP, é possível que o programa se estenda para o próximo ano e não apenas para alunos do nível 3 da competição, mas também gradativamente para outros níveis.

A competição

A segunda fase da Olimpíada ocorrerá no dia 28 de setembro e quem desempenhar um bom papel pode participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), organizado pelo IMPA. Para universitários interessados em estudos avançados em Matemática, o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) concederá bolsas de estudo em parceria com o CNPq (iniciação científica) e Capes (mestrado e doutorado).