Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponte Nova integra Rede de Apoio à Pessoa Idosa
conteúdo

Acontece nos Campi

Campus Ponte Nova integra Rede de Apoio à Pessoa Idosa

Projeto de Extensão da unidade conta com atividades voltadas à qualidade de vida e educação financeira da pessoa idosa. Iniciativa integra projeto do estado de Minas
publicado: 20/08/2020 12h17, última modificação: 16/03/2024 08h30
Projeto conta com a participação de dois bolsistas da unidade

Projeto conta com a participação de dois bolsistas da unidade

Aproximar o IFMG das demandas e realidades da população idosa de Ponte Nova. Esse é um dos principais objetivos do projeto de Extensão "Além dos trilhos: educação financeira para o envelhecimento ativo", do Campus Ponte Nova, que passou a integrar a Rede de Apoio à Pessoa Idosa (Rapi), uma iniciativa do governo de Minas e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI). 

Coordenado pelos professores do campus Cássia Pires e Edson Sena, o projeto é desenvolvido desde abril e foi um dos primeiros a integrar a Rapi em Minas. Além dos docentes, os alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Éder Giardini e Rafael Ribeiro, fazem parte da equipe que desenvolve ações virtuais, por conta da pandemia, junto ao grupo "Ativa Idade", que compõe o projeto.

Os integrantes do "Além dos trilhos" ressaltam que, mesmo de forma mediada por aplicativos de videoconferências, a "convivência" faz bem para todos os lados. "O ponto de partida é considerar que as vozes e a liderança dos idosos são fontes de aprendizado para as novas gerações! Por isso, estamos de coração aberto porque sabemos que somos transformados pelas convivências, mesmo que virtuais", ressaltam. 

Mais sobre a Rapi

Idealizada em meio à pandemia do coronavírus por uma união de órgãos estaduais ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), a Rede de Apoio à Pessoa Idosa (Rapi) tem o objetivo de criar oportunidades para melhoria da qualidade de vida da população idosa, por meio da promoção da autonomia, integração e participação efetiva desse grupo na sociedade. 

A Rapi se caracteriza como governança colaborativa e reúne atores da sociedade civil e do estado em prol da população idosa, que, em Minas Gerais, soma 3,4 milhões de pessoas aproximadamente. 

Como acompanhar o "Ativa Idade"

Para saber mais sobre as atividades do grupo, acesse os perfis do projeto de Extensão no Facebook e no Instagram