Acontece nos Campi
Campus São João Evangelista participa da Olimpíada Brasileira de Biologia
O Campus São João Evangelista participa, pela primeira vez, da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que chega à sua 16ª edição. A competição, organizada à nível nacional pelo Instituto Butantan, reúne escolas de todo o Brasil e possui disputas nos níveis estadual, nacional e internacional. Neste ano, 80 alunos da unidade participaram da primeira etapa, que teve provas realizadas no dia 14 de março.
O professor do campus e coordenador estadual da OBB, Marcelo Filardi, analisa a competição como uma oportunidade de crescimento para alunos, aos quais são apresentados novos desafios, e à própria Instituição, visto que a participação dos estudantes agrega também à trajetória acadêmica da comunidade acadêmica. “Mais do que medalhas e certificados de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam desafios e descobertas, abrem perspectivas científico-tecnológicas inovadoras, uma inspiração para a decisão profissional do estudante”.
As irmãs e alunas do curso Técnico Integrado em Agropecuária, Jaíne e Luana Mendes, que participaram da primeira etapa, confirmam o ponto de vista do professor. Para elas, a prova foi uma oportunidade de expansão do conhecimento adquirido no estudo diário. “Participar da prova foi uma oportunidade de ter acesso a temas novos fora do conteúdo da escola”, afirma Luana.
Jaíne, que reafirmou a posição da irmã, aproveitou para destacar a atualidade da avaliação que, segundo ela, contou com uma contextualização dos conteúdos em relação ao momento atual.
Incerteza
De acordo com Marcelo, devido à pandemia da Covid-19, a segunda etapa da prova, que seria realizada no dia 5 de abril, foi adiada pela organização nacional. Segundo os organizadores, ainda não há nova data definida para a sequência da OBB e demais informações serão publicadas no site oficial da competição.