Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Valadares debate o racismo por meio do projeto Diálogos

Campus Valadares debate o racismo por meio do projeto Diálogos

publicado 06/04/2018 10h17, última modificação 21/03/2024 09h24

A estreia do Projeto Diálogos 2018 ocorreu no dia 28 de março, no auditório do Campus Governador Valadares. O encontro teve uma expressiva participação de alunos de todas as turmas do Ensino Médio, o que contribui para promover mais integração entre os estudantes.

Confira fotos do evento no Flickr do Campus

O média-metragem “O xadrez das cores”, de Marco Schiavon, que mostra o racismo a partir da relação desajustada entre uma senhora branca e sua empregada negra, serviu de base para a discussão.

No debate, foram levantados pontos importantes como a influência do racismo na sociedade atual, a existência de estereótipos relacionados à população negra e o racismo velado, que é disseminado muitas vezes por meio de comentários do cotidiano. Também foram abordados aspectos do racismo relacionados, principalmente, com a simbologia presente no jogo de xadrez.

O debate proporcionou uma excelente estreia para o Diálogos deste ano e deixou todos ansiosos pelos encontros que estão por vir.

*O texto acima foi escrito pelas alunas Enaile Almeida e Juliana de Brito (3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente), colaboradoras diretas do Projeto Diálogos. / Edição: Fernanda Melo, jornalista do campus.

Próximo encontro

No dia 18 de abril, às 13h, no auditório do Campus Governador Valadares, ocorre o segundo encontro da edição 2018 do projeto Diálogos. Na ocasião estará presente o poeta Marcelo Rocha, que reside na cidade e há poucos meses lançou seu terceiro livro de poemas intitulado “Perfumosa”. Duas produções da referida obra foram gentilmente liberadas pelo autor para serem discutidas no encontro de abril. São eles: A lógica do verso e A improbabilidade das estatísticas.

(Fonte: Comunicação / Campus Governador Valadares)