Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cientistas e militares da Marinha vão utilizar aplicativo desenvolvido no Campus Itabirito
conteúdo

Notícias

Cientistas e militares da Marinha vão utilizar aplicativo desenvolvido no Campus Itabirito

publicado: 13/02/2019 18h00, última modificação: 20/03/2024 08h14

Cientistas e militares da Marinha do Brasil terão uma nova ferramenta para calcular o gasto de calorias diariamente nas Expedições Antárticas: o Polar Dispendium.  O aplicativo é fruto de uma parceria entre Instituto Federal e Universidade Federal de MG e envolveu estudantes, pesquisadores e professores das áreas Educação Física, Engenharia Elétrica, Saúde Humana e Automação Industrial. 

No IFMG o projeto foi desenvolvido por alunos dos cursos de técnico em Automação e Engenharia Elétrica do Campus Itabirito.  “Cada etapa concluída durante o desenvolvimento do aplicativo fez com que eu adquirisse mais bagagem para a minha formação. Além disso, a experiência me deu certeza sobre minha futura área de trabalho”, explica Letícia Pedroso, estudante do curso técnico em Automação. Andrei Oliveira, professor de Engenharia Elétrica e um dos coordenadores do projeto, enfatiza a importância multidisciplinaridade envolvida: “não estamos apenas cercados de tecnologia, mas completamente submersos e dependentes dela. Nossos alunos serão os novos atores neste mundo interligado e precisamos desenvolvê-los de forma que saibam criar e aplicar novas ferramentas em qualquer área de conhecimento.” 

O Polar Dispendium será utilizado já nos próximos meses na Operação Antártica brasileira por pesquisadores do Mediantar, grupo de pesquisa da UFMG que estuda a saúde e o funcionamento do organismo humano na Antártica. 

Para conhecer o projeto, acesse o site.