Notícias
Com visita a cinco campi, Reitoria Itinerante conclui programação de 2022
Na última etapa do projeto Reitoria Itinerante de 2022, o reitor Kléber Gonçalves Glória esteve, acompanhado de sua equipe de gestão, nos campi Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ponte Nova, Ouro Preto e Itabirito. Os encontros ocorreram nos dias 22, 24 e 25 de novembro. Foi realizada ainda a reunião mensal do Colégio de Dirigentes, no dia 23, no Campus Congonhas.
O giro pelos campi da região Central de Minas começou por Conselheiro Lafaiete, onde foram realizadas reuniões com servidores e lideranças estudantis. Após as boas-vindas do diretor Rodrigo de Andrade Reis, os gestores receberam demandas relacionadas ao reforço do corpo docente, como a possibilidade de contratação de um professor visitante. Os servidores solicitaram mais orientações sobre as atribuições e atuação dos profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já os estudantes manifestaram interesse na criação de um grêmio estudantil.
Já durante a tarde, os encontros foram realizados em Ouro Branco, onde a equipe da Reitoria Itinerante foi recebida pelo diretor-geral, Lawrence de Andrade Gomes. Foi feita uma visita às instalações no ginásio poliesportivo, que está em construção. Na reunião com os servidores, o registro das atividades docentes no novo módulo do SUAP esteve entre os assuntos abordados. Alguns docentes sugeriram ajustes na metodologia de acompanhamento das ações realizadas.
Os encontros contaram com a participação dos pró-reitores Fernando Braga (Pesquisa, Inovação e Pós-graduação), Carlos Bento (Ensino) e Carlos Bernardes (Extensão); além da chefe de Gabinete, Ângela Rangel, e do diretor de Administração e Infraestrutura, Leonardo Junio Ferreira. Ao final da programação, o professor Carlos Bernardes entregou placas referentes ao Prêmio Mérito Extensionista de 2021.
O Campus Ponte Nova recebeu a Reitoria Itinerante no dia 24 de novembro. Na ocasião, o diretor Leonardo de Paiva Barbosa lamentou o ocorrido com a quadra poliesportiva recém concluída. Durante um forte temporal no início deste mês, a cobertura do equipamento acabou cedendo e o local está, desde então, interditado. Foram realizadas reuniões com a gestão, os servidores e estudantes do campus. Entre os assuntos discutidos, esteve a questão do currículo dos cursos técnicos integrados, que precisa estar alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Ao longo da visita, os estudantes do campus puderam apresentar ao reitor Kléber o Projeto Lunar, elaborado pela Equipe Dronáticos, que venceu a IV Olimpíada de Inovação do IFMG. Na oportunidade, o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, fez também a entrega das placas do Prêmio Mérito Extensionista 2021.
No Campus Ouro Preto, a Reitoria Itinerante esteve no dia 25 de novembro. Recebidos pelo diretor-geral, Reginato Fernandes dos Santos, a equipe ouviu demandas da gestão local e da comunidade acadêmica relacionadas à questão orçamentária e a recomposição do orçamento para o ano de 2023. Também foi abordada a distribuição dos códigos de vagas para servidores dentro do IFMG e o impacto no orçamento da curricularização da extensão.
Foi apontada a necessidade de mais recursos para a assistência estudantil e a possibilidade de reforçar a diretriz de Tecnologia da Informação, uma vez que o instituto é uma escola de tecnologia. No encontro, os servidores trataram ainda da resolução sobre a jornada de trabalho docente (RJT) e a necessidade de alinhamento entre algumas políticas institucionais.
No Campus Itabirito, o professor Kléber foi recebido pelo diretor Daniel França Fonseca. A unidade está pleiteando a doação de um lote ao lado do campus, pela Prefeitura. A equipe local também abordou as melhorias de infraestrutura realizadas neste ano. Entre as demandas levantadas, os servidores pediram informações sobre a implantação do SUAP Educacional, módulo que está em desenvolvimento e vai ser utilizado para gerenciamento das atividades acadêmicas dos estudantes. Além disso, também foi entregue, pelo pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, a placa do Prêmio Mérito Extensionista 2021.
Com a realização dos encontros nos campi da região Central, o projeto Reitoria Itinerante concluiu o calendário de visitas planejado para o ano de 2022. O projeto, que existe desde 2016, visa estreitar as relações entre a equipe de gestão, os servidores e os estudantes, ampliando o diálogo, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas.