Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com visita a cinco campi, Reitoria Itinerante conclui programação de 2022

Com visita a cinco campi, Reitoria Itinerante conclui programação de 2022

Entre os dias 22 e 25 de novembro, reitor Kléber Glória esteve, com sua equipe de gestão, nos campi Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ponte Nova, Ouro Preto e Itabirito.
publicado: 01/12/2022 12h02, última modificação: 08/03/2024 11h15

Na última etapa do projeto Reitoria Itinerante de 2022, o reitor Kléber Gonçalves Glória esteve, acompanhado de sua equipe de gestão, nos campi Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ponte Nova, Ouro Preto e Itabirito. Os encontros ocorreram nos dias 22, 24 e 25 de novembro. Foi realizada ainda a reunião mensal do Colégio de Dirigentes, no dia 23, no Campus Congonhas.

O giro pelos campi da região Central de Minas começou por Conselheiro Lafaiete, onde foram realizadas reuniões com servidores e lideranças estudantis. Após as boas-vindas do diretor Rodrigo de Andrade Reis, os gestores receberam demandas relacionadas ao reforço do corpo docente, como a possibilidade de contratação de um professor visitante. Os servidores solicitaram mais orientações sobre as atribuições e atuação dos profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já os estudantes manifestaram interesse na criação de um grêmio estudantil.

Já durante a tarde, os encontros foram realizados em Ouro Branco, onde a equipe da Reitoria Itinerante foi recebida pelo diretor-geral, Lawrence de Andrade Gomes. Foi feita uma visita às instalações no ginásio poliesportivo, que está em construção. Na reunião com os servidores, o registro das atividades docentes no novo módulo do SUAP esteve entre os assuntos abordados. Alguns docentes sugeriram ajustes na metodologia de acompanhamento das ações realizadas.

Reitoria Itinerante Ouro Branco 7.jpgOs encontros contaram com a participação dos pró-reitores Fernando Braga (Pesquisa, Inovação e Pós-graduação), Carlos Bento (Ensino) e Carlos Bernardes (Extensão); além da chefe de Gabinete, Ângela Rangel, e do diretor de Administração e Infraestrutura, Leonardo Junio Ferreira. Ao final da programação, o professor Carlos Bernardes entregou placas referentes ao Prêmio Mérito Extensionista de 2021.

O Campus Ponte Nova recebeu a Reitoria Itinerante no dia 24 de novembro. Na ocasião, o diretor Leonardo de Paiva Barbosa lamentou o ocorrido com a quadra poliesportiva recém concluída. Durante um forte temporal no início deste mês, a cobertura do equipamento acabou cedendo e o local está, desde então, interditado. Foram realizadas reuniões com a gestão, os servidores e estudantes do campus. Entre os assuntos discutidos, esteve a questão do currículo dos cursos técnicos integrados, que precisa estar alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Reitoria Itinerante Ponte Nova 2.jpgAo longo da visita, os estudantes do campus puderam apresentar ao reitor Kléber o Projeto Lunar, elaborado pela Equipe Dronáticos, que venceu a IV Olimpíada de Inovação do IFMG. Na oportunidade, o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, fez também a entrega das placas do Prêmio Mérito Extensionista 2021.

No Campus Ouro Preto, a Reitoria Itinerante esteve no dia 25 de novembro. Recebidos pelo diretor-geral, Reginato Fernandes dos Santos, a equipe ouviu demandas da gestão local e da comunidade acadêmica relacionadas à questão orçamentária e a recomposição do orçamento para o ano de 2023. Também foi abordada a distribuição dos códigos de vagas para servidores dentro do IFMG e o impacto no orçamento da curricularização da extensão.

Foi apontada a necessidade de mais recursos para a assistência estudantil e a possibilidade de reforçar a diretriz de Tecnologia da Informação, uma vez que o instituto é uma escola de tecnologia. No encontro, os servidores trataram ainda da resolução sobre a jornada de trabalho docente (RJT) e a necessidade de alinhamento entre algumas políticas institucionais.

No Campus Itabirito, o professor Kléber foi recebido pelo diretor Daniel França Fonseca. A unidade está pleiteando a doação de um lote ao lado do campus, pela Prefeitura. A equipe local também abordou as melhorias de infraestrutura realizadas neste ano. Entre as demandas levantadas, os servidores pediram informações sobre a implantação do SUAP Educacional, módulo que está em desenvolvimento e vai ser utilizado para gerenciamento das atividades acadêmicas dos estudantes. Além disso, também foi entregue, pelo pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, a placa do Prêmio Mérito Extensionista 2021.

Com a realização dos encontros nos campi da região Central, o projeto Reitoria Itinerante concluiu o calendário de visitas planejado para o ano de 2022. O projeto, que existe desde 2016, visa estreitar as relações entre a equipe de gestão, os servidores e os estudantes, ampliando o diálogo, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas.

registrado em: