Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Central de Permanência do IFMG participa de formação com docente do Instituto Federal Fluminense

publicado: 20/08/2024 11h52, última modificação: 20/08/2024 12h31

No início de agosto, representantes da Comissão Central de Permanência do IFMG participaram de formação com o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Artur Arêas. Durante o encontro, a equipe teve oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o histórico, os desafios, as estratégias e as práticas relacionadas à permanência estudantil.

A comissão foi instituída em março de 2024, com o objetivo de conduzir os trabalhos de implementação da Política de Permanência do IFMG, conforme estabelecido pela Resolução nº 40, de 30 de novembro de 2022.

Para Carlos Arêa, a permanência deve ser tratada como um tema transversal que abrange as múltiplas dimensões que a escola atua. “Falar uma palavra bonita como permanência não é uma estratégia de comunicação, é uma ampliação por inclusão de novas dimensões, novas políticas, novas ações, novas intervenções em diferentes momentos, diferentes lugares. Então, devemos discutir a permanência no orçamento. É discutir permanência na Extensão, na Pesquisa. Não só na avaliação, não só na assistência estudantil, na alimentação, no transporte. Ela tem que ser inserida em todas as mensagens. É discutir a política de acesso, permanência e êxito com a inclusão de outros temas e de outras políticas”, reforça.

O evento serviu para destacar a importância de uma abordagem colaborativa e integrada, com ênfase no fato de que a permanência e o êxito do estudante passam pelo conjunto de políticas e ações de uma instituição. Tais ações abrangem o planejamento orçamentário, a infraestrutura, o transporte, os tempos escolares, o currículo, entre outros. Além disso, é fundamental o comprometimento de todos na construção de um ambiente inclusivo e acolhedor para os alunos.

Sobre a Comissão Central de Permanência

A criação da comissão marca um momento significativo para o Instituto, já que ela desempenhará papel crucial na elaboração das ações e metas da Política de Permanência do IFMG (Resolução nº 40 de 30 de Novembro de 2022), de forma que sejam efetivamente aplicadas em todas as unidades do IFMG.

A pedagoga e presidente da Comissão, Shahla Cardoso de Albuquerque, considera que “a permanência dos estudantes no ambiente acadêmico é um dos pilares fundamentais para o sucesso educacional. E essa política visa assegurar que os alunos tenham condições adequadas para concluir seus estudos com sucesso”, explica.

Shahla acrescenta, ainda, que acesso, permanência e êxito no campo escolar são temas importantes para promover o planejamento de ações escolares e os impactos na trajetória do estudante.