Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira como o IFMG caminhou nos últimos dois anos

Confira como o IFMG caminhou nos últimos dois anos

publicado: 22/09/2017 14h29, última modificação: 25/03/2024 12h34
Confira o Informativo de Gestão (Set/2015 a Set/2017).

Em setembro, a atual gestão do IFMG completou dois anos de atuação. Uma série de ações pôde ser destacada para marcar a data - fruto de um trabalho de parceria entre os servidores, que contribui, dia a dia, para o crescimento da Instituição. Confira, a seguir, alguns exemplos dessas iniciativas.

2_Início das reuniões de Reitoria Itinerante2.JPGEm 2015 houve a criação da Reitoria Itinerante, que possibilitou aos gestores um contato direto com as demandas dos campi, por meio de reuniões semestrais realizadas nas unidades. No mesmo ano, os alunos foram beneficiados com a criação da Diretoria de Assistência Estudantil, que estabeleceu políticas de distribuição de bolsas e alcançou o índice de 59 mil auxílios aos estudantes nos últimos dois anos. Foi também em 2015 que, a partir da descentralização administrativa, iniciou-se o processo de concessão de mais autonomia aos campi na execução de despesas e na realização de uma série de atividades.

No ano seguinte, com a ampliação do horário de funcionamento do Instituto, houve a flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos administrativos, que passou de 40 para 30 horas semanais, como resultado de uma das ações dos Grupos de Trabalho (GTs) criados para representatividade aos servidores. Em 2016 também foi criada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, instituída para atuar no desenvolvimento e na qualidade de vida da equipe IFMG. Além disso, foram entregues as novas sedes das unidades de Betim e Ribeirão das Neves, além da inauguração do Campus Avançado Arcos.

Junho de 2017 foi um mês de grandes eventos que contribuíram para o fortalecimento da marca do IFMG. O Instituito organizou, em parceria com o Cefet-MG, a 75ª reuniãoDSC00448-recorte-maisclara.jpg ordinária do Conif, que contou com a presença de 41 reitores de IFs de todo país. Simultaneamente, o Instituto foi anfitrião do 2º Fórum Mineiro da Rede Federal de EPCT, que reuniu cerca de 80 profissionais para dialogarem e trocarem experiências. Em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica, o IFMG promoveu a 1ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (Fenitec), em que 22 expositores de diversos campi e sete participantes independentes puderam mostrar seus projetos, além de contar com uma programação voltada para auxiliar pequenas empresas de inovação; foi também nesse evento que ocorreu a premiação da primeira edição da Olimpíada de Inovação do Instituto.

Em 2017, também houve o término da implantação de usinas fotovoltaicas nos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Preto, Ribeirão das Neves e São João Evangelista.  A medida pode proporcionar uma economia de cerca de R$ 160 mil nas despesas anuais do Instituto com energia elétrica. Além disso, muitos campi  estão em obras para melhorar ainda mais suas estruturas. Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre as usinas e obras:

video_usinas_play.jpg unnamed (2).jpg

Para o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, é gratificante visualizar que grande parte das ações propostas no início da gestão se tornaram realidade. "Com o apoio expressivo que temos recebido da comunidade acadêmica, vamos construindo um IFMG mais justo, transparente e democrático. Todos os envolvidos nessas ações, sejam servidores, estudantes ou atores da sociedade, foram fundamentais para o que construímos durante esses dois anos", enfatiza.

registrado em: